MBA Essays

Essay para MBA

MBA Essays. Só essas palavras já fazem muitos candidatos tremerem, pois é a parte da aplicação mais complexa para a maioria das pessoas.

Você é uma dessas pessoas, que na hora da redação com medo não conseguir desenvolvê-la? Pois não tem que ser assim! No MBA Daily de hoje, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a se posicionar da melhor forma, colocando suas habilidades da forma correta e esperada pelo comitê de admissão dos MBA que formam os profissionais mais bem pagos do mercado.

A dúvida mais frequente é de como contar sua história de forma eficaz para se destacar dos demais na admissão de um programa de primeira linha de MBA. Então acompanha essas cinco dicas fundamentais que separamos para você conseguir elaborar Essays persuasivos.

 

1. Mantenha o foco e responda à pergunta feita

Por incrível que pareça, é muito frequente candidatos escreverem belos ensaios, pensado fora da caixinha (o que é bom) mas se esquecem do principal e que deve vir em primeiro lugar: que é responder à pergunta.

É muito comum candidatos como você, que são bem-sucedidos e que têm grande o desejo de incluir o máximo de detalhes possíveis de suas realizações na redação, porém é fundamental evitar esse desejo e manter o foco na questão especifica.

Essay para MBA

2. Menos pode ser mais

A redução do limite de palavras de redação se tornou uma tendência em muitos programas de MBA. Programas como o de Michigan Ross, Stanford GSB , UCLA Anderson e Duke Fuqua são exemplos da redução na contagem de palavras, por isso é muito importante focar sua atenção e ser sucinto.

É importante lembrar que os membros do comitê de admissão terão uma ampla oportunidade para ler sobre você, como no currículo e até o próprio formulário de inscrição, por isso lembre-se que as respostas curtas e redação são apenas uma parte do processo.

Então não precisa espremer todas as informações, em vez disso, concentre-se em destaques-chave, pois esta é a sua chance de explicar suas escolhas, compartilhar suas paixões e realizações.

Essay para MBA

3. Seja autêntico

Você deve sempre traçar uma imagem clara de quem você é, o que o apaixona e motiva, suas experiências e qualidades. Isso tudo é o que te torna único e deve ser tratado como seus maiores argumentos de convencimento.

Concentre-se simplesmente em ser autêntico. Não tente colocar algo para construir um “personagem ideal”. Não há problemas se você não é motivado a salvar o planeta ou ser administrador de uma organização sem fins lucrativos, pois se você tentar mostrar algo que você não seja, o comitê de admissão com certeza irá perceber e você vai acabar se dando mal.

4. Mantenha sua linguagem acessível

A Leitura da sua redação deve ser compreendia por todos, desde a sua avó até um professor de finanças, por isso tome cuidado com termos que você usa regularmente no escritório, pois os membros do comitê de admissão precisam compreender com clareza o que está no papel. Não trate esses termos presumindo que o leitor está familiarizado com tudo sobre o seu trabalho, pois nem todos têm conhecimento da sua indústria e nem precisam para compreender o impacto que você construiu ao longo da sua experiência profissional.

Portanto, mesmo se sua realização for extremamente impressionante para outros profissionais da sua área, se o leitor não entender, você estará apenas desperdiçando suas palavras.

5. A sua história não é um comercial de margarina

Muitos candidatos focam apenas em impressionar o comitê utilizando somente o lado profissional. Os diretores também querem e precisam ver o seu lado humano e prático, até porque você irá estudar, aprender e ser inspirado com e por outras pessoas. Por isso, é importante ter em mente que o seu todo é que está sendo avaliado e ter a capacidade de mostrar que sucesso é uma decisão tomada em todos os aspectos da vida.