10 coisas que só um MBA pode mudar na sua vida

Expansão de carreira, oportunidades únicas, networking, viagens inesquecíveis e desafios pessoais e profissionais. Essas são só algumas das coisas que apenas um MBA pode proporcionar a você. É isso mesmo.

 

Se você está pensando em ingressar em uma escola de negócios, chegará um momento em que você se perguntará o quais conhecimentos pode adquirir e se realmente são relevantes para a sua carreira, avaliando até mesmo se é necessário ou não fazer um MBA, ainda mais no exterior.

 

Francamente, um MBA também é um grande investimento financeiro e se você não conseguir uma bolsa de estudos, provavelmente vai gastar bastante dinheiro, afinal a escola de negócios é realmente um comprometimento do seu tempo e dinheiro, e essas preocupações são totalmente consideráveis.

Mas reflita na seguinte questão: o que uma escola de negócios pode ensinar a você que o mundo real não pode, fazendo valer a pena todo esse investimento?

Veja, o tempo que você investirá na Business School não é para você aprender habilidades técnicas em si, aliás esse é o tipo de coisa que se aprende no dia a dia do trabalho. Sabendo disso, nós selecionamos 10 coisas que só um MBA pode mudar significativamente sua vida profissional e pessoal também.

Começamos com 5 dos benefícios mais básicos como desenvolver habilidades de entrevista incríveis, desbloquear suas paixões e aprender como lidar com (e se beneficiar de) não ser a pessoa mais inteligente na sala. Mas, à medida que a lista avança, vamos nos aprofundar em coisas como expandir sua rede, conseguir melhores posições e, bem, ganhar mais dinheiro.

1) MELHORES HABILIDADES DE ENTREVISTA

Ao iniciar os estudos numa escola de negócios, você passará a “recrutar” e entrevistar muitas empresas, adquirindo MUITA prática de entrevista. Ser calmo, sereno e controlado – essencialmente, ou seja, a capacidade de entrevistar bem é uma habilidade importante que você usará repetidamente ao longo de sua carreira. No entanto, a Business School fará de você um entrevistador muito mais experiente, em comparação ao  tempo que você levaria para obter esse tipo de experiência no mundo real.

2) SUA INTELIGÊNCIA SERÁ TESTADA

Você estará rodeado de pessoas brilhantes e muito inteligentes, assim como você. Pode ser que, pela primeira vez, você consiga perceber o quanto é inteligente em relação aos outros colegas além de identificar quais aspectos do seu intelecto são únicos, sejam eles fortes ou fracos. A sala de aula de uma escola de negócios é o melhor lugar para descobrir tudo isso.

3) APRENDER MAIS SOBRE O QUE REALMENTE TE INTERESSA

O mundo dos negócios também é muito amplo e oferece diversas possibilidades. Não importa o quão forte seja a sua formação anterior à escola de negócios, há uma infinidade de coisas que você nunca experimentou ou sequer ouviu falar antes. Faça do MBA uma ferramenta para descobrir novas ideias, novos campos e novas áreas de interesse. Não se prenda, pois enquanto você estiver estudando, pode descobrir e encontrar uma nova área que ame, e facilmente se preparar para uma transição que de outra forma teria sido extremamente difícil ou até improvável.

4) APRESENTAR IDEIAS COM CONFIANÇA

Não há nada mais intimidante do que levantar a mão na frente de uma sala cheia pessoas muito inteligentes e para tentar dizer algo realmente relevante. Além de todas as habilidades que você aprenderá na escola de negócios, você aprenderá também como se apresentar aos colegas de sala de forma confiante e segura. Isso será muito útil para você no futuro em vários aspectos, seja para conseguir um emprego ou participar de um Conselho. Aprender a persuadir pessoas inteligentes da sua opinião é essencial.

5) HABILIDADES DIFÍCEIS

Se seu histórico é fraco em habilidades quantitativas para lidar com o Excel ou saber ou que são os 4 C’s por exemplo, não desanime. Entrar na escola de negócios, te abre diferentes portas, logo, quanto menos você souber antes de ir para a escola, melhor será para você aprender habilidades difíceis e adquirir conhecimento suficiente sobre IRRs, WACCs, etc.

Se você já souber lidar com todas as situações mencionadas anteriormente, desde as habilidades de entrevista até como apresentar suas ideias em público de maneira confiante e convincente, não significa que não tenha mais nada a aprender ou aproveitar de um MBA. Existem ainda muitas vantagens que esse programa pode oferecer a um profissional, mesmo com um nível de qualificação muito elevado. Confira:

6) NETWORKING

A vantagem que o networking no MBA oferece é realmente incomparável. O benefício de rede que você obterá é definitivamente um dos argumentos mais fortes de longo prazo para frequentar uma escola de negócios. Você conhecerá pessoas incríveis que o ajudarão de maneiras que você nem pode imaginar. 

Quando você estará cercado por tantas pessoas incríveis, em uma sala, novamente? É muito mais do que simplesmente conhecer os executivos de todas as grandes empresas dos Estados Unidos; é mais sobre como se beneficiar das experiências (compartilhadas durante e fora da aula) desses colegas. Eles fizeram coisas incríveis em áreas e disciplinas nas quais você não tem experiência e acredite, você pode aprender muito com eles, e eles com você.

7) GRANDES OPORTUNIDADES DE EMPREGO

com certeza você terá acesso a muitas oportunidades de ótimos empregos, isso porque algumas empresas muito boas contratam apenas pessoas com MBA, e algumas contratam apenas MBAs de escolas de primeira linha. Se você está interessado em determinadas empresas como McKinsey, Goldman Sachs, por exemplo, muito provavelmente só será contratado ou promovido se tiver um MBA. Se você quiser mudar de carreira, um bom MBA pode ser a sua única esperança.

Imagine que você trabalha em RH para uma firma de banco de investimento e obtém um currículo de alguém do setor sem fins lucrativos. Se você não tiver alguma experiência relevante, provavelmente seu currículo será ignorado. Mas se você um MBA poderoso, com especialização em finanças corporativas, talvez líder do clube de finanças corporativas e talvez até mesmo com um estágio de verão em um banco, você terá uma chance, mesmo apenas com o estágio e o MBA. Mudanças de carreira são sempre difíceis, mas MBAs, quando usados ​​de maneira inteligente, podem torná-las possível logo após a formação.

8) VOCÊ TERÁ OPORTUNIDADES ÚNICAS

Fazer um MBA também é fazer uma grande viagem e experimentar um outro estilo de vida, conhecer um novo país, sua cultura e curiosidades. É uma experiência muito rica em todos os aspectos. É realmente um chance de talvez descobrir um novo futuro para você, por isso, não deixe a oportunidade passar, pois geralmente essas chances só aparecem uma vez na vida.

Você também encontrará pessoas de diferentes cidades, países e setores; e isso é realmente importante já que os negócios estão cada vez mais globais. Entar entre boas companhias e trocar experiências é a melhor maneira de se conhecer, lembre-se, as melhores empresárias e empresários são aqueles que conhecem a si mesmos, sabendo seu pontos fortes, fracos e paixões.

9) VOCÊ GANHARÁ CREDIBILIDADE

Talvez a ferramenta mais valiosa que você levará com você será sua credibilidade. Não importa o que você queira fazer, tudo, em algum momento, é um negócio. Os líderes sempre respeitarão as opiniões e experiências de mulheres e homens de negócios confiáveis ​​e respeitados. Afinal, negócios são apenas códigos para “liderança”, de qualquer maneira. Com um MBA, especialmente se você for para uma grande escola, você pode ter credibilidade, até mesmo ser um líder em qualquer área.

Quando um gerente de contratação está procurando dois candidatos igualmente qualificados e um foi para um ótimo programa de MBA, eles escolherão o MBA. Essa pessoa tem credibilidade, não apenas por causa do nome da escola, mas por causa da intensa quantidade de aprendizados que entram no currículo de MBA do candidato. Por fim, o fato de possuir esse diploma lhe dará credibilidade instantânea perante os investidores. Nesse ponto, seu MBA pode se traduzir em dinheiro vivo e frio.

10) VOCÊ GANHARÁ SALÁRIOS MAIORES

O MBA irá retribuir todo o investimento que você fez, mas não necessariamente em 5 ou mesmo 10 anos. Você passou dois anos sem ganhar, e seu novo emprego pode não apresentar de imediato aumentos de cinquenta ou cem mil. Mas a carreira é uma longa construção e o MBA tem tudo a ver com isso. Se você está procurando ganhar dinheiro rápido, nem se perca o seu tempo. O MBA vai te ajudar a ganhar mais dinheiro, com certeza, mas nem sempre é da noite para o dia.

Se você ficar na mesma empresa após  um MBA, você receberá no mínimo uma promoção e a credibilidade aumentada que mencionada acima. Esses pequenos passos vão colocá-lo no caminho da liderança na empresa, mesmo que leve alguns anos para chegar ao próximo nível. Mas se você decidir sair da empresa, o MBA vai valer seu peso.

VOCÊ AINDA ACHA QUE NÃO PRECISA DE UM MBA?

Se você ainda tem dúvida, procure a Total Prep para um consultoria gratuita e personalizada para você, aliás, não há nada melhor do que falar com quem entende do assunto e está no mercado há mais de 20 anos. Você verá que cursar um MBA pode ser a melhor escolha da sua vida.

Entre em contato conosco e agende já a sua consultoria!