GRE para Pós-Graduação na USP

 

Para o ano de 2018 a Universidade de São Paulo (USP) passou a adotar como forma de seleção para seus cursos de pós-graduação o Graduate Record Examination (GRE), um dos mais conceituados exames deste tipo no mundo.

O GRE é um exame de proficiência em inglês que avalia a capacidade do candidato de ser bem sucedido em um curso de pós-graduação, ele é feito em mais de 1000 centros espalhados pelo mundo em 160 países.

O exame é dividido em três partes, raciocínio quantitativo, raciocínio verbal e escrita analítica. O resultado será feito como uma triagem extra para cada processo seletivo, neste primeiro ano serão apenas 48 cursos que utilizarão as notas do GRE como parte do processo de seleção, além das provas específicas de cada curso, análise de currículo, cartas de recomendação entre outros.

A prova pode ser realizada em algumas capitais do Brasil de segunda a sexta, mas precisam ser agendadas pelo site https://www.ets.org/gre. O valor do exame é de 205 dólares e pode ser realizada uma vez a cada 21 dias e no máximo 5 vezes por ano.