Mestrado no exterior

QUAIS OS REQUISITOS PARA FAZER UMA PÓS-GRADUAÇÃO FORA DO BRASIL? CONFIRA NOSSO CHECK LIST

É muito bom planejar o momento de fazer as malas e imaginar um ano estudando e vivendo fora em outro país. Mas, pra chegar lá, existe toda uma parte burocrática que você precisará fazer, rigorosamente, para que dê tudo certo e não haja imprevistos.Mestrado no exterior

Neste post, vamos dar algumas dicas para que você não deixe passar nenhum detalhe.

Primeiro de tudo, não esqueça de cumprir os requisitos legais do país em que pretende fazer a pós-graduação. Entre em contato com o consulado ou embaixada do país que você escolheu e pegue toda a informação possível.

Eles vão te passar uma lista de procedimentos e te ajudar com tudo o que você precisa.

Grande parte dos documentos pode ser providenciada no Brasil, antes mesmo da sua viagem. As exigências variam bastante de um país para outro. Por isso, para não dar viagens perdidas nem perder tempo indo atrás de documentos desnecessários, é melhor ter uma boa comunicação com o consulado ou embaixada.

Em geral, existe uma lista de documentos que são praticamente obrigatórios na maioria dos países, independente do destino escolhido:

  • Passaporte
  • Visto de estudante
  • Seguro de saúde

O Brasil possui acordos com diversos outros países que facilitam a permanência legal. Um bom exemplo são os membros do Mercosul. Qualquer brasileiro pode adquirir uma cédula de identidade e viver tranquilamente na Argentina ou no Uruguai

REQUISITOS

Existem várias provas cujas notas são exigidas, dependendo de qual pós-graduação você pretende fazer. Em geral, as instituições utilizam quase sempre os mesmos requisitos que vamos listar para você agora:

  • Nota do GMAT (Graduate Management Admission Test), prova que avalia o desempenho do candidato em relação a conceitos matemáticas e a desenvolvimento da linguagem (língua inglesa). Esse teste é mais utilizado para os cursos de MBA.
  • GRE (Graduate Record Examination), prova que mistura a matemática com a interpretação de textos. Está dividida em raciocínio verbal, compreensão da leitura, escrita analítica e raciocínio. A nota desse teste é muito usada como requisito para cursos de mestrado e doutorado.
  • Teste de proficiência na língua: nos países que falam inglês, os testes IELTS e TOEFL, que avaliam a proficiência do candidato, são os mais solicitados. Em espanhol o mais comum é o DELE. O objetivo dessas provas é avaliar o grau de domínio da língua na qual sua pós-graduação será ministrada. As notas são compostas por teste escrito, compreensão auditiva e expressão oral.
  • Carta de Recomendação: documento que deverá ser feita por algum superior seu, alguém que possa listar os motivos pelos quais a instituição deve aceitar a sua inscrição para um programa de pós-graduação. No Brasil, os cursos de pós-graduação também exigem esse item, e você precisará dele para qualquer modalidade de pós-graduação fora do país.
  • Redação: este requisito pode ser o mais prazeroso ou o mais complicado. Nesta fase, o candidato escreve um texto sobre si mesmo, explicando questões como: porque fazer um MBA e porque escolheu esta instituição. E,claro, tudo isso escrito na língua em que o curso será ministrado. Este é um pré-requisito para qualquer uma das 3 modalidades de pós-graduação.
  • Traduções: é necessário também apresentar as traduções oficiais (juramentadas) de diploma e histórico do curso de graduação da faculdade que você cursou e de outras pós-graduações que realizou. Isso é exigido tanto para o MBA, quanto para mestrado ou doutorado.

Uma dica importante: muitas universidades brasileiras fazem parcerias com instituições estrangeiras, e isso pode facilitar muito na admissão em programas de pós-graduação, simplificando muito o processo. Portanto, na hora de procurar uma pós, verifique as parcerias já existentes entre universidades daqui com as do país em que você pretende estudar.

Depois disso, é só sentar para estudar e se preparar para os testes!

Quer saber mais ?

Como estudar no exterior com o GRE

Dicas para o exame GMAT

Como o TOEFL pode ajudar na busca de meu sonho

Related posts