As Melhores cidades para estudar na Alemanha

As melhores cidades da Alemanha para estudar

Se é estudar na Alemanha o que você está buscando, hoje vou falar das melhores cidades para estudantes brasileiros. Selecionei elas com base em alguns critérios básicos, como qualidade de vida, disponibilidade de bolsas de estudo, opinião de quem já foi, etc.

De acordo com essas variáveis, então, cheguei a 6 principais cidades. Talvez você já tenha ouvido falar de alguma delas, mas provavelmente não de todas..

BERLIN - A CAPITAL HISTÓRICA

Começo a lista com a capital alemã, a cidade de Berlim. São mais de 6 milhões de habitantes, numa cidade que, por certo, é uma das mais importantes e mais movimentadas do país.

A cidade é uma das mais bem vistas do mundo pelos estudantes, de acordo com o QS Best Universities Cities Ranking, o qual já expusemos em outra postagem. Ela é a quarta do planeta neste índice.

Outro lado positivo é que, assim como as outras cidades do país, praticamente não tem taxas nas universidades. Isso ocorre porque a maioria delas é pública e o governo exerce uma política de facilitar o acesso ao ensino.

Com uma taxa de crescimento econômico positiva, Berlim destaca-se também por sua empregabilidade. As áreas tecnológica e de negócios são duas das de maior destaque. Se você não conseguir bolsas de estudo, pode até tentar um estágio nessas áreas.

Falando em bolsas de estudo, aliás, há uma consolidada na área de International Health (ou Saúde Internacional). É o programa de mestrado da Universidade Livre de Berlim, em parceria com a Universidade de Berlim e com a Universidade de Heidelberg

Munique: a mais bem ranqueada

Munique é, segundo o QS Best Universities Cities Ranking, a melhor cidade alemã para estudantes e a quarta melhor de todo o mundo. Suas características são similares às de Berlim, aliás.

Na visão dos estudantes, esta é a melhor localização do mundo, de acordo com o ranking QS. Também tem um alto índice de empregabilidade e uma excelente qualidade de vida.

Dentro da Alemanha, inclusive, tem uma das menores taxas de desemprego do país e é considerada a melhor economia entre as cidades alemãs. BMW, Siemens e Allianz são algumas das que estão localizadas por lá.

Ainda é possível encontrar bolsas de estudo. O programa de mestrado em direito, oferecido pela Munich Intellectual Property Law center é um bom exemplo disso.

Stuttgart: as grandes empresas

A área metropolitana de Stuttgart tem quase 3 milhões de habitantes, sendo ela a sexta maior cidade do país. Entre as cidades alemãs, seu destaque é a acessibilidade financeira para os estudantes, tendo como parâmetro o ranking QS.

 

Stuttgart é muito famosa em função da produção automobilística. Companhias como Mercedes-Benz e Porsche estão por lá. Bosch, Dinkelacker e Daimler AG são outras de grande porte que se destacam na região.

 

Esse poder torna a localidade uma potente área industrial. Esse poderio, então, serve particularmente aos estudantes de engenharia e de campos tecnológicos, os quais podem aproveitar estágios, bolsas de estudo e até futuros empregos num desses locais.

 

Aqui temos apenas uma exceção com relação à maior parte das universidades do país. Para estudantes que não forem nacionais de um país pertencente à União Europeia, costumam existir taxas de matrícula. Elas podem chegar a quase 1,7 mil euros por semestre.

Colonia : a maior universidade

Uma outra alternativa é Colônia, que conta com uma população de pouco mais de um milhão de pessoas. Sua localização é próxima à Bélgica e aos Países Baixos.

Historicamente a cidade já se destacava por sua economia desde a Idade Média. Com relação à arte e à cultura, também a sua proeminência data de séculos atrás. Isto se refletiu nos estudos.

São várias as universidades na cidade, e o número de estudantes estima-se que seja de aproximadamente 72 mil. A Universidade de Colônia é a mais antiga delas, datando do ano de 1388, e hoje é a maior de todo o país.

Com relação ao campo das ciências, destaca-se a Escola Técnica Superior de Colônia, considerada igualmente a maior do país na sua área. Por fim, a Universidade de Dança e Música de Colônia é mais uma que se destaca na sua área.

A economia do local, aliás, privilegia as artes e os aspectos midiáticos. Algumas das maiores empresas do setor e de agências de comunicação tem sua sede lá. complementarmente, o comércio é muito forte também.

Frankfurt: o centro financeiro

Frankfurt é a quinta maior cidade alemã e tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes em sua área metropolitana. Lá fica o mais imponente centro financeiro da parte continental da Europa – só perdendo para Londres, marítima, dentro do continente.

Como resultado, há toda sorte de bancos por lá. Por ser tão forte, essa área é um chamativo aos estudantes destes campos de estudo. Complementarmente, há muitas feiras na cidade, entre as quais se destaca a automobilística.

As universidades são de grande nível, como a Universidade de Frankfurt, que oferece até bolsas de estudo. Essa se destaca principalmente em áreas como economia e direito, entre outras.

Em termos de infraestrutura, não fica atrás da capital Berlim ou de Munique, por exemplo. A qualidade de vida está igualmente entre as melhores do mundo

Heidelberg: a mais antiga

Heidelberg é uma cidade menor, sobre a qual você talvez ainda não conheça muito. Já falei dela mais acima, quando citei as oportunidades de bolsas de estudo em Berlim, porque a Universidade de Heidelberg (ou Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, como é conhecida em alemão) está envolvida no projeto citado.

Como eu disse, essa era uma das bolsas de estudo na área da saúde. Isto é até natural, uma vez que a Universidade de Heidelberg tem prestígio internacional por conta da medicina. Essa é, inclusive, a faculdade mais antiga do país, tendo sido fundada em 1386.

Estima-se que essa universidade já tenha conexões com mais de 50 ganhadores do prêmio Nobel. Entre esses 50, 10 já deram ou ainda dão aulas nela, o que é um atrativo mais do que interessante.

Desse modo, observa-se que a Alemanha tem grandes destinos para qualquer intercambista estrangeiro. Observe a viabilidade de bolsas de estudo, de oportunidades de trabalho e da sua área para escolher qual o melhor local!

Quer estudar na Alemanha ? Baixe nosso E-Book Gratuito :

loading...