Graduação nos Estados Unidos e Canada

Está pensando em fazer a sua graduação nos Estados Unidos ou no Canadá? Pois saiba que hoje vou explicar em detalhes como isso pode mudar a sua vida positivamente.

Para isso, porém, conhecer alguns detalhes burocráticos e técnicos é importante. Por exemplo, um curso preparatório SAT pode ser uma boa ideia. Mas será que você já sabe o que é isso?

Antes de começar a falar de curso preparatório SAT, dos detalhes burocráticos e dos benefícios, preciso que você entenda de como funcionam os sistemas de ensino dos EUA e do Canadá. Na verdade, é bem simples.

1)O sistema de ensino canadense

O Canadá está entre os 10 melhores países do mundo quando o assunto é educação. Só isso já basta como uma apresentação de peso, não é mesmo?

Aqui, temos, de início, uma diferenciação básica entre college e university. Essa mesma diferenciação vale para os Estados Unidos, aliás:

a) College: cursos mais práticos, normalmente de caráter técnico. Eles são como uma espécie de preparação para a sua entrada no mercado de trabalho. Duram, em média, de 6 meses a 3 anos.

b) University: aqui temos cursos de caráter mais acadêmico, tanto com bacharelados quanto com licenciaturas. Mestrado e doutorado são aplicados igualmente nestes locais. Costumam ter caráter integral e vigorar por 3 a 4 anos.

Um requisito básico para o futuro estudante é ter proficiência em inglês. O nível mínimo exigido, via de regra, é o inglês avançado. Provas como IELTS e TOEFL são facilmente aceitos, mas o mais indicado é que o estudante observe os editais com antecedência. O programa Pathway é uma alternativa em que você estuda a língua numa universidade local.

2) O sistema de ensino estadunidense

Nos Estados Unidos, além da necessidade de testes como o SAT (e, portanto, do curso preparatório SAT), existem outras exigências. Cartas de recomendação, tradução de históricos escolares e outras burocracias são necessárias.

Muito do processo, aliás, é similar entre o canadense e o dos Estados Unidos. O lado positivo é que permite ao estudante preparar-se a ambos simultaneamente, escolhendo, no momento adequado, para onde ir, caso seja aceito nos dois.

BAIXE AGORA NOSSO EBOOK GRATUITO

loading...

Os intercâmbios como opção

Uma outra opção é fazer apenas parte da sua graduação nos EUA ou no Canadá, e não ela toda. Ainda assim, algumas exigências, como o curso preparatório SAT serão necessárias, embora não todas.

Por certo, o processo aqui é bem menos complicado, já que o estudante só passa, em média, de um a dois semestres no país. Conforme dito, a necessidade de proficiência continua, mas em outros aspectos há menos exigências.

Num programa de graduação completo, o estudante estará mais apto e propenso a viver e trabalhar no país – seja ele o Canadá ou os EUA. Já num intercâmbio, normalmente a ideia é apenas passar um pequeno período por lá, voltando posteriormente ao seu país de origem.

Em alguns casos, existe um período mínimo o qual o estudante precisa cumprir para ter a chance de validar o seu diploma no exterior. É o caso de algumas áreas da saúde, por exemplo.

Dessa forma, caso o seu interesse seja atuar em algum dos mercados norte-americanos, a melhor opção é mesmo realizar a graduação completa. Sendo assim, já comece a ver o quanto antes a burocracia necessária, faça um curso preparatório SAT ou similar e siga os preparativos.

Caso contrário, se for para ter apenas a experiência de um semestre e voltar ao Brasil, também é válido. Você irá aprender visões diferentes sobre o seu campo de estudo, além de ter um ensino de excelência e a oportunidade de viver num local distinto.

As bolsas de estudo

A questão das bolsas de estudo depende, exatamente, do seu perfil. Se você quer cursar inteiramente a graduação fora, pode ser mais complicado do que se for apenas um semestre, por exemplo.

De fato, algumas instituições podem oferecer bolsas de estudo a quem for de outros países. No entanto, o mais habitual é que forneçam ou diretamente para os cidadãos do Canadá (por exemplo) ou em livre competição entre todas as pessoas, independente da nacionalidade.

Desse modo, é claro, a concorrência é maior, e as suas chances de conseguir acabam diminuindo. Isso ocorre tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá.

O segredo mesmo é ficar de olho em cada edital e procurar por bolsas de estudo com frequência na internet – inclusive podendo ser fornecidas pelo governo brasileiro. Cada caso é distinto, mas já fica o alerta para a dificuldade de conseguir algo assim.

Se você depende da obtenção de dinheiro para se manter nos países, há alternativas. Em algumas faculdades, é possível executar trabalhos enquanto estuda ou então estágios remunerados.

Novamente, porém, isso depende de cada college ou university e do que o programa oferece. Por isso é tão importante avaliar bem as suas opções com antecedência.

O que é o curso preparatório SAT?

O Scholastic Aptitude Test (SAT) é um teste fundamental para estudar no exterior, sobretudo nos EUA. Algumas universidades o pedem, de modo que saber lidar com o exame é importante. Nesses casos, você precisa atingir a nota esperada nele para iniciar a graduação.

O curso preparatório SAT é, então, vital para que você se habitue à prova e saiba fazê-la. Por isso tenho insistido tanto nessa tecla e citado tanto este curso preparatório SAT.

Por certo, você terá de investir algo, fundamentalmente em termos de tempo de estudo e de recursos para a preparação. Este teste exige ambos, tendo como partes uma verbal e uma matemática, por exemplo. Além disso, tem de ser feita num tempo determinado.

Para resumir, é importante entender que o processo de ida pode ser um pouco extenso e exigir algumas burocracias. Ainda assim, caso este seja o seu objetivo, a determinação de segui-lo é o que vai trazer os frutos.

Realizar uma graduação nos Estados Unidos ou no Canadá o permitirá viver lá e trabalhar após a conclusão. Tudo o que você deve fazer é seguir um novo processo burocrático, apenas de requisição do visto referente à modalidade de trabalho, mas isso é assunto para depois.