Como escolher a melhor universidade internacional para seu perfil?

Como escolher a melhor universidade internacional para seu perfil?

Algumas pessoas já têm um sonho específico de ir para uma universidade específica. A maioria, porém, não tem uma escolha predeterminada, o que abre o leque de opções. Mas então, como escolher a melhor para o seu perfil?

Isso não é algo tão simples de definir e varia de acordo com algumas variáveis, como vou mostrar durante a leitura. Em alguns casos, inclusive uma consultoria de admissão pode ser útil para você.

Defina seus objetivos

O primeiro passo e mais importante é a definição dos seus objetivos. Até mesmo se você for fazer algum tipo de consultoria de admissão, verá que irão tocar também neste ponto.

Afinal de contas, o que você pretende ao estudar numa universidade no exterior? Antes de definir qual é a melhor, tem de saber o que você espera da instituição. Aquela que é a melhor para mim pode não ser a melhor para você, afinal somos pessoas diferentes, com formações, gostos e características distintas.

Pense, então, na resposta a perguntas como essas:

  • Qual a minha área de estudo?
  • Quais são os meus sonhos?
  • O que espero do meu futuro profissional?
  • Que talentos eu possuo?
  • Em que cidades/países eu gostaria de viver?
  • Quais são meus desejos imediatos?
  • Sou fluente em algum outro idioma além do português? Qual?

Fique à vontade para adicionar mais perguntas, caso considerar necessário. A ideia aqui é fazer uma seleção de variáveis relevantes que vão ajudá-lo a selecionar a melhor universidade internacional.

loading...

Pesquise mais sobre a instituição

O primeiro passo já foi dado. Até aqui, você já se fez perguntas fundamentais, as quais, sendo bem respondidas, vão trazer uma ideia mais clara do que procurar em termos de universidade.

Já podemos, a partir de agora, começar a fechar o leque. Digamos que você definiu que deseja estudar e, quem sabe, até morar na Europa no futuro. Concorda, então, que o melhor é procurar universidades que estejam naquele continente e não na América do Norte ou na Oceania?

Perceba que já estamos fazendo uma seleção inicial. Só que também não adianta encontrar uma universidade que esteja exatamente onde você quer, mas que não seja boa, não é mesmo?

Então, a minha dica aqui é a seguinte: veja os rankings das universidades. Existem inúmeros rankings confiáveis e eles irão ajudar na busca da qualidade de ensino e da estrutura dos locais.

Só quero salientar aqui que você não deve restringir demais a sua busca. Vejo estudantes que querem ir apenas para uma das 5 ou 10 melhores, por exemplo. Não precisa ser tão rígido. Mesmo as que ficam entre as 100 ou até entre as primeiras 150 universidades podem ser muito boas.

Procure os rankings pela internet e entenda a metodologia deles. Veja também por área de estudo, visto que um local pode ser excelente em disciplinas como as engenharias, mas fraco nas ciências sociais, ou vice-versa. Veja, por exemplo, os rankings QS World University Rankings.

Qual é o enfoque do curso?

Todo mundo que está no ponto de escolher em qual universidade quer entrar já sabe, ou pelo menos tem uma ideia, de qual curso deseja. Nesse caso, já pressuponho que você está nessa situação.

O primeiro passo é, então, acessar os rankings que verificam a qualidade de ensino, algo que já ensinei acima. Tendo feito isso, é hora de voltar à definição do seu perfil, que foi o que fizemos no primeiro tópico.

Retome e aprofunde aqui perguntas como as seguintes:

  • Quais são minhas ambições profissionais?
  • Procuro um curso que tenha um caráter mais acadêmico?
  • Busco um curso que me prepare mais para o mercado de trabalho?
  • Almejo a possibilidade de participar de programas de pesquisa ou de realizar estágios?
  • Minha área de estudo exige o que da estrutura da universidade?

Se você possui uma ambição de seguir no mundo acadêmico, deve procurar um curso que o prepare melhor para esse futuro. Se, por outro lado, quer sair da universidade e adentrar o mercado de trabalho, deve ir atrás de um com caráter mais profissional.

Com relação à estrutura da universidade, isso varia muito de curso para curso. Uma graduação em biologia, por exemplo, requer um laboratório. Por outro lado, uma outra em ciência política, não precisa disso.

Provavelmente as informações estruturais já estarão presentes nos rankings que você vai pesquisar. Ainda assim, vá mais à fundo por conta própria.

Além disso, pesquise sobre os professores: qual a formação e a área de estudos deles? Que interação possuem com o mercado de trabalho? Uma consultoria de admissão irá ajudá-lo a se preparar, mas quanto mais pronto você estiver, melhor.

loading...

Verifique as opções de bolsas de estudo

Se estudar no exterior já é bom, fazer isso recebendo uma bolsa de estudos para amenizar os gastos é ainda melhor. Muitas pessoas só conseguem tornar esse sonho realidade por causa das bolsas.

Existem muitas universidades que oferecem isso. Programas específicos de governos nacionais também, e até empresas privadas, como o Santander. Pesquise sobre e tire suas dúvidas na sua consultoria de admissão.

Escolhendo uma boa consultoria de admissão

Por fim, chegamos aqui ao último ponto. Algo que muitos estudantes sequer sabem que existe, mas que na prática ajuda muito, é a consultoria de admissão. Já falei um pouco sobre ela, mas vou detalhar mais.

Uma boa consultoria de admissão ajuda você a construir o seu planejamento. Seja isso antes de um exame admissional para uma universidade ou antes de aplicar para um edital para ganhar bolsa de estudos.

As vantagens oferecidas pela consultoria de admissão são principalmente três:

  1. Ajuda a compreender o que você precisa para entrar na universidade dos sonhos (por exemplo, as provas de proficiência)
  2. Auxilia no entendimento de quais documentos são necessários e como prepará-los
  3. Fornece um entendimento especializados sobre os detalhes do seu processo

Se você seguir as dicas que passei aqui hoje, sua vida vai ficar muito mais fácil na hora de escolher a universidade certa para o seu perfil. Caso decida contratar uma consultoria de admissão, terá um acompanhamento profissional e uma facilidade ainda maior.