Se você está procurando por bolsas de estudo no exterior, então é bom saber que o tempo é fundamental para que você tenha sucesso. Como vou explicar hoje, saber planejar-se bem envolve inclusive o tempo.
Em geral, há muitas bolsas de estudo no exterior disponibilizadas por uma série de instituições, sejam elas públicas ou privadas. Até mesmo governos de outros países oferecem, em alguns casos. Isto serve para graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Saiba o que você quer
O primeiro passo para ter sucesso na sua busca por bolsas de estudo no exterior é até um pouco óbvio: Você tem de saber O QUE quer, ou então nunca irá encontrar o programa ou a faculdade ideal.
A chave para isso é um bom planejamento, assim como para qualquer ação da nossa vida. Quem deixa para fazer tudo na sorte, sem ter planos e metas, tem muito mais chances de não conseguir a tão sonhada bolsa.
Por isso mesmo, você tem de fazer diferente, e se aplicar o suficiente para conseguir as bolsas de estudo que deseja. Algumas ações são bastante válidas neste seu planejamento inicial. Pra começar, faça uma tabela com as seguintes informações:
- Quais são as bolsas que você poderia tentar, em que você se encaixa nos pré-requisitos?
- Quais universidades oferecem essas bolsas, e em que locais?
- Em qual período do ano elas costumam ser abertas para novas aplicações?
Essas três perguntas, apesar de bastante básicas, ajudam muito quando respondidas corretamente. Para isso, é bom que você dedique um bom tempo de pesquisa para selecionar as melhores bolsas de estudo no exterior para o seu perfil.
Após ter feito esta tabela, o ideal é que você faça uma ordem de preferências. Liste primeiro as que você mais deseja, ou então faça uma ordem cronológica, iniciando pelas bolsas que tendem a abrir antes.
Essa previsão é possível porque a maioria delas tem uma periodicidade. Isto é, via de regra, elas costumam abrir sempre na mesma época do ano para as aplicações de novos estudantes. Então, fique ligado no que foi no passado, para saber do futuro.
Além disso, há muitos sites, como o nosso, que fornecem informações justamente sobre essas bolsas. Ficar atualizado é um passo importantíssimo, como vou salientar mais à frente nesse post.
Saiba aplicar e ficar atualizado com as bolsas
Até agora, portanto, você já fez aquela tabela e a lista das bolsas de estudo no exterior nas quais tem interesse em aplicar, certo? Chegou a hora, portanto, de começar os processos burocráticos para conseguir a bolsa almejada.
Esses processos burocráticos nem sempre são tão simples, e muitas vezes há exigências que confundem um pouco os estudantes. Neste caso, se você se sentir assim, sempre existe a possibilidade de buscar uma empresa que faça a intermediação para você.
Saber aplicar envolve sempre um edital. Em praticamente todas as bolsas, você vai ver que há editais, muito detalhados, em uma linguagem nem sempre tão simples e em língua estrangeira.
Lá, vão constar todos os detalhes sobre a bolsa. Tudo que ela oferece, o período de vigência, quando você pode aplicar etc. Ou seja, todas as informações que você precisa saber.
Uma dica relacionada a saber aplicar é se manter atualizado. Digamos que você fez a planilha e espera que uma bolsa que deseja vá abrir edital somente em maio. Isto significa que realmente vai abrir apenas em maio?
Na verdade, não. Sua previsão provavelmente está certa, mas se a instituição que fornece não garantiu, então não há certeza. Marque períodos no seu planejamento para ficar atento e conferir o que surgiu de novo.
Observe, também, com certa frequência, se não estão sendo disponibilizadas novas bolsas que você sequer conhecia. O melhor para isso é ficar atento aos sites especializados em intercâmbio, que normalmente informam este tipo de coisa.
Como regra: o quanto antes, melhor
Agora, chegamos à parte mais importante deste post sobre bolsas de estudo no exterior e quando solicitá-las. Na verdade, aliás, não há muito mistério sobre o tempo ideal para fazer a sua aplicação.
Não importa se você quer intercâmbio na graduação ou fazer mestrado ou doutorado fora. Também não importa se seus planos são para daqui a 3 meses ou somente para daqui a um ano ou mais.
A regra é a seguinte: o quanto antes você começar a procurar e a se preparar, melhor é. Isto significa que tudo isto que eu descrevi aqui, desde o início do post, deve fazer parte da sua rotina desde já.
Comece a conhecer logo as bolsas de estudo existentes. Da mesma forma, passe a acompanhar as notícias relacionadas ao assunto o quanto antes.
Quanto mais cedo você começar o seu planejamento, mais controle sobre o que irá acontecer você terá. Já vá fazendo o seguinte:
- Observe quais bolsas estão abertas para aplicações
- Veja também quais estão para abrir
- Procure pelas que foram disponibilizadas nos últimos anos
- Veja o período de cada uma e como se enquadram nos seus objetivos
- Mesmo que não vá fazer a sua aplicação neste momento, leia com atenção os editais, para saber o que você já pode ir deixando pronto
Com isso, você vai conseguir administrar melhor a aplicação para as bolsas de estudo no exterior. Quando aquelas que você considerar ideais abrirem, comece a fazer a aplicação. Não tenha medo de tentar várias, essa é a ideia.
Acompanhe os resultados
Por incrível que pareça, já vi gente que fez tudo certinho para conseguir bolsas de estudo no exterior, mas pecou no final. Por algum motivo, eles pararam de entrar nos sites de divulgação.
Normalmente, no próprio edital, é estipulado um prazo para a entidade divulgar os resultados. Como é até óbvio, você deve ficar atento a isso e acessá-lo, sem esperar que alguém venha atrás de você.
Então, acompanhe o site com frequência. Mesmo que ainda não esteja na data da divulgação dos resultados, entre para ver o que tem sido publicado, e verificar se não há nada referente à bolsa que você deseja. Já vi gente conseguir a bolsa, mas depois perder o prazo porque não havia visto a lista de aprovados.
Espero que você tenha gostado dessas dicas. Fique alerta e antecipe-se. Esteja à frente do seu tempo!