O que os programas mais concorridos estão procurando e o quanto você ganha ao ser aprovado em um deles.

Você deseja traçar uma carreira mais sólida e assim ganhar destaque no seu mercado de atuação? Deseja dar continuidade aos seus estudos e ter um aprimoramento profissional o que irá te possibilitar poder ganhar o dobro da média do mercado?

Bom, se esses são os seus objetivos saiba que esse pode ser o momento ideal para cursar um MBA!

Como você provavelmente já sabe, os cursos de MBA são uma ótima aposta para você que gosta de estudar, e quer dar ênfase em assuntos específicos da sua área profissional, mas com foco em gestão e liderança.

Com um grande diferencial, pois diferente dos cursos tradicionais, os cursos de MBA te trazem uma maior flexibilidade e praticidade para que você possa conciliar trabalho, aprendizado e lazer, podendo optar pelas modalidades presenciais ou a distância.

Esse tipo de curso é muito indicado para profissionais de qualquer área, assim como para quem quer se tornar líder e aperfeiçoar a sua atuação no mercado de trabalho.

Ficou interessado no assunto? Para saber mais informações basta acompanhar a leitura desse artigo até o final

Nesse artigo vamos explicar como funciona esse curso e mostrar por que ele é fundamental para a sua carreira.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • O que é MBA (Master of Business)?
  • MBA e a possibilidade de concorrer a melhores salários
  • Como escolher o melhor curso MBA para a sua carreira?
  • Como devo me preparar para um MBA?
  • Conclusão

 

O que é MBA (Master of Business)?

Em uma tradução livre, a sigla MBA se refere à expressão Master of Business Administration ou algo como “Mestre em Administração de Negócios”.

Trata-se de um curso classificado como uma pós-graduação lato sensu voltada a profissionais que buscam conquistar cargos de liderança pertencentes ao mundo empresarial e de negócios e é totalmente focado na parte prática do que se está estudando.

Por isso, é um curso muito procurado por gestores, empresários e profissionais em cargo de liderança, pois ele prepara o profissional para aplicar os conhecimentos e técnicas de gestão e administração em sua área de atuação.

Porém cabe frisar que, por mais que a sigla possa dar a entender que esse tipo de pós-graduação seja um mestrado, ela não se encaixa na categoria stricto sensu, como os cursos de mestrado e doutorado são classificados no Brasil.

A sua estrutura é muito mais voltada para uma especialização lato sensu, como uma simples especialização.

MBA e a possibilidade de concorrer a melhores salários

Os salários de profissionais com uma pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só possuem a formação superior inicial.

Isso porque os cargos com salários maiores são destinados a quem tem uma maior bagagem profissional – e ter uma pós-graduação pode ajudar nessa missão.

Para que você possa ter uma ideia melhor disso, A Fundação Getulio Vargas (FGV) realizou um estudo que verificou que os profissionais que possuem pós-graduação recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação.

Além disso, outra pesquisa da mesma instituição apontou que, a cada ano de MBA, o empregado recebe um aumento equivalente a 40% de seu salário.

Como escolher o melhor curso MBA para a sua carreira?

Atualmente temos diversos tipos de MBA.

Alguns abordam, por exemplo, áreas bem específicas, enquanto outros oferecem uma visão geral sobre como administrar uma empresa.

Neste caso, para conferir o curso que mais se ajuste ao seu plano de negócios, o ideal é que você analise a grade curricular e entrar em contato com a instituição de ensino para tirar alguma dúvida.

Porém, para te ajudar separamos uma lista com o que os programas mais concorridos estão procurando e o quanto você ganha ao ser aprovado em um deles.

Conheça agora:

MBA em Gestão de Negócios

Programa focado no desenvolvimento profissional do indivíduo e na preparação para enfrentar os desafios do mundo empresarial.

O curso MBA em Gestão de Negócios visa ampliar a capacidade do participante de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa.

Além disso, e ao mesmo tempo, o profissional será capaz de analisar os aspectos externos e internos que influenciam o planejamento e a gestão dos negócios, além de desenvolver e interpretar indicadores de controle do desempenho empresarial.

O curso estimula também o autoconhecimento, permitindo conhecer melhor as suas capacidades e limites, o que é essencial para quem deseja liderar grandes equipes de trabalho.

MBA em Gestão de Finanças

As empresas desejam ter em seus quadros de colaboradores profissionais que sejam capazes de gerir com maestria as suas finanças e os seus investimentos.

E é exatamente esse o foco do curso MBA em Gestão de Finanças

O MBA em Gestão de Finanças capacita os profissionais a auxiliarem as instituições financeiras, seguradoras, indústrias em geral, empresas comerciais e varejistas e consultorias especializadas em gestão de investimentos e mercado de capitais a maximizarem os seus resultados financeiros.

Ao concluir o curso, o profissional poderá ocupar cargos de direção e de gestão financeira nessas organizações.

Além disso, o curso também prepara o empreendedor para a gestão financeira do seu negócio, assim como auxilia executivos na aquisição de conhecimentos financeiros essenciais à ascensão a cargos de alta direção em organizações nacionais e multinacionais.

 

MBA Gestão de Franquias

O mercado, para redes de franquias é um território mais complexo e comprometido do que o de negócios convencionais.

Como você provavelmente já sabe, franquear é apostar na gestão de distintos empreendedores para uma mesma empresa, em diferentes localidades.

Por isso, empreender no franchising é um trabalho que exige visão e relacionamento.

Por isso, a especialização em gestão de franquias, além de tratar sobre os métodos e o know-how para a administração de uma rede, encontra sua utilidade ao trabalhar a percepção mercadológica do profissional e sua postura de trabalho.

Além disso, o curso MBA Gestão de Franquias também aborda cases empresariais de sucesso e o atual cenário socioeconômico do Brasil.

O corpo docente também conta com mestres e doutores com ampla experiência no setor de franquias e isso nos permite adquirir sólidos conhecimentos e capacitação técnica ideal para se destacar no mercado.

O curso também estimula o estudo de inúmeros cases, o que permite vivenciar situações que ocorrem no dia a dia das empresas e incentiva ainda a troca de conhecimentos entre alunos e professores, o que torna a experiência mais rica e dinâmica ao fazer com que se possa aplicar rapidamente todos os conhecimentos adquiridos durante o curso.

 

MBA Gestão de Negócios Vendas e Planejamento de Vendas

O MBA Gestão de Negócios Vendas e Planejamento de Vendas é caracterizado pela seriedade na atenção ao desenvolvimento do profissional que deseja elevar sua competência tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes especificamente à carreira comercial.

O propósito do curso é aperfeiçoar duas competências centrais nos gestores comerciais: a competência de gestão sistêmica do negócio e a competência de geração de valor tanto para os clientes quanto para a organização.

Esse MBA também visa qualificar os profissionais a tomarem decisões em ambientes altamente competitivos por meio de uma visão aprimorada sobre a gestão de clientes e o mercado de vendas.

Além disso, o curso também alia conhecimentos teóricos e práticos, exibidos em aulas dinâmicas, estudos de caso e debates com especialistas do setor.

Como devo me preparar para um MBA?

Como você pode verificar, os profissionais buscam fazer um MBA para ampliar os conhecimentos no setor de sua atuação.

Mesmo que já possua experiência na carreira, quem entra nesse tipo de curso está de olho em cargos mais altos nas empresas que trabalham ou na sequência das atividades que poderá exercer.

E para valer a pena todo o esforço, é importante ter afinidade com o assunto de estudo e que ela se conecte diretamente com a profissão ou carreira que está pretendendo seguir.

Neste caso, antes de decidir seguir pelo caminho da especialização ou do MBA, é importante ficar atento a alguns detalhes (e respostas) que podem ajudá-lo a definir por qual caminho seguir.

O recomendado é que você faça uma boa análise sobre:

  • Em qual momento você se encontra na sua carreira? É gestor? É acadêmico?
  • Qual é o seu objetivo? Ingressar no mercado de trabalho? Ser promovido na empresa? Almejar um cargo de gestão? Mudar de área de atuação?
  • Quais são as disciplinas do curso: elas são do interesse do estudante?
  • Qual é a credibilidade da universidade: o curso realmente trará a qualificação esperada?

É essencial que você articule de uma forma clara quais são os benefícios esse curso poderia trazer à sua vida.

Para isso, você deverá pesquisar sobre o programa, a faculdade e como eles podem apoiar suas metas e objetivos profissionais e pessoais.

Neste caso, o indicado também é que você converse com os ex-alunos para se ter uma noção exata do que esperar.

Não deixe de pensar também sobre quais são os seus diferenciais como aluno e profissional.

Não deixe também de fazer uma análise sobre a sua carreira e quais foram seus pontos altos até agora, como você resolveu problemas, contornou desafios e aprimorou sua experiência.

Saiba que se você tiver um plano de carreira bem projetado e pesquisado, é possível demonstrar clareza de objetivos e transmitir seriedade – mesmo que eles venham a se transformar ao longo do tempo.

O que é muito importante, principalmente, em uma entrevista de emprego, quando ter feito ou estar fazendo um MBA pode ser um diferencial para que você seja escolhido para ocupar uma vaga e assim ganhe os melhores salários do mercado. 

 

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Como você pode perceber durante a leitura desse artigo, fazer um MBA é uma ótima alternativa não apenas para complementar os estudos depois da graduação, mas também para dar uma boa guinada na carreira.

Você pode ganhar praticamente o dobro da média de mercado fazendo um MBA.

Trata-se de um curso é indicado para profissionais de qualquer área, assim como para quem quer se tornar líder e aperfeiçoar a sua atuação no mercado de trabalho.

 Mas gostaríamos de saber a sua opinião! O que achou? Conseguiu tirar todas as dúvidas? Pretender fazer um MBA?

Related posts