Como utilizar o Mestrado para abrir portas no mercado de trabalho

Como você provavelmente já deve ter percebido, foi-se o tempo em que apenas a graduação bastava como garantia para conseguir um bom emprego.

Você já parou para pensar em quantas pessoas se formam por ano em uma mesma profissão? Todos esses mesmos profissionais disputando um espaço no tão concorrido mercado de trabalho?

Pois é, com tamanha concorrência é imprescindível termos o nosso diferencial.

E você sabia que para muitos profissionais o diferencial está em um diploma de mestrado?

E sim, à primeira vista pode até parecer algo cansativo para alguém que já ficou alguns anos estudando encarar mais um ou dois anos.

Deseja fazer um MESTRADO INTERNACIONAL?

Depois da nossa tão buscada graduação, queremos mesmo é arrumar logo um emprego e ter nossa independência. Não é verdade?

Mas hoje o mestrado pode abrir diversas portas no seu futuro profissional, ajudando no desenvolvimento do doutorado assim como valorizando o seu currículo como um título acadêmico.

E para saber como o mestrado poderá te abrir portas no mercado de trabalho, basta acompanhar a leitura deste artigo até o final.

Vamos lá? 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Mestrado – Passo essencial para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica e docente
  • Entenda como o mestrado pode valorizar o seu currículo e abrir portas no mercado de trabalho
  • Conclusão

Mestrado - Passo essencial para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica e docente

Modalidade stricto sensu que tem o objetivo de aprofundar as pesquisas científicas do aluno em qualquer campo de estudo, o mestrado é um passo essencial para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica e docente e também para que tenham uma maior qualificação no mercado de trabalho.

Neste caso, para que o profissional/aluno possa obter o diploma deverá apresentar e defender sua dissertação para uma banca de 3 professores, normalmente doutores.

E para que possa ingressar em um mestrado, o concorrente passa por entrevistas sobre seu projeto de pesquisa e provas escritas.

Cabe ressaltar que o conhecimento de uma língua estrangeira também pode ser exigido.

No Brasil, os mestrados tendem a durar de 2 a 3 anos.

Neste caso, o diploma em mestre é garantido ao aluno somente depois da apresentação à banca de uma dissertação que defenda suas pesquisas.

Como você pode perceber, os benefícios que um diploma de mestrado pode trazer mostram que vale sim a pena encarar mais um ou dois anos de estudos.

E ao contrário do que muitos pensam, o mestrado não é só para quem quer seguir uma carreira acadêmica.

Pelo contrário, fazer mestrado é uma qualificação a mais para encarar o competitivo mercado de trabalho.

E para entender um pouco mais todos os benefícios do mestrado, basta continuar com a leitura do artigo.

Entenda como o mestrado pode valorizar o seu currículo e abrir portas no mercado de trabalho

Como você provavelmente já deve ter percebido, um profissional que possui um diploma de mestrado é visto de maneira diferenciada no mercado de trabalho.

Para que você possa ter uma ideia melhor, em algumas empresas, o mestrado tem o poder de dobrar o salário do funcionário e trazer mais prestígio para a sua carreira.

Segundo uma pesquisa da Productive, por exemplo, os executivos que possuem Mestrado ganham cerca de 48% a mais do que os que fazem Pós-Graduação Lato Sensu ou MBA e mais do que o dobro que os profissionais que têm apenas Ensino Superior.

E ao contrário do que muitos profissionais pensam, o mestrado está longe de ser um curso indicado apenas para aqueles que desejam seguir a carreira de professor universitário.

Como você já pode perceber, a demanda do mercado por profissionais com qualificação é tão grande que as opções de cursos de mestrado também têm crescido cada vez mais.

Tanto no meio acadêmico quanto no mercado, um profissional com mestrado aumenta as chances de obter um maior reconhecimento profissional, uma vez que a publicação de artigos e trabalhos científicos durante o seu período de estudos, que é uma exigência do curso, pode “colocar você no mapa” na sua área de atuação e tornar você uma referência profissional ao longo do tempo.

Além disso, não podemos esquecer que graduação fornece conhecimentos muito genéricos em relação ao mercado de trabalho de nossa profissão, o que pode dificultar na hora de conseguir um emprego.

Com um mestrado é totalmente possível se aproximar das áreas que mais nos agradam dentro da nossa profissão e ir adquirindo o conhecimento necessário para nos diferenciar dos outros profissionais do mercado neste segmento.

Saímos da academia com uma grande vantagem em relação aos concorrentes e, com frequência, conseguimos os melhores empregos, muitas vezes em cargos competitivos e de grande importância.

 

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Como você pode perceber durante a leitura desse artigo, seja no mercado ou mesmo na academia, o mestrado abre portas para quem deseja ascender na carreira ou mudar sua trajetória.

Tal formação é realmente capaz de aprofundar o nosso crescimento profissional, tornando o nosso currículo muito mais interessante para o mercado e, ao mesmo tempo, ampliando as possibilidades de atuação para os campos da pesquisa e da docência.

Já se sente preparado para ser um profissional que se destaca no mercado de trabalho?

Que tal começar logo a procurar um curso de mestrado que vai te ajudar a ter satisfação e reconhecimento profissional — e também pessoal.

Afinal, porque não?

Como você pode perceber, fazer um mestrado vai fazer toda a diferença na sua carreira.

No final você vai se tornar um profissional mais capacitado e habilitado para ocupar cargos de muito prestígio.