MBA ou Mestrado no exterior? Você sabe quais as diferenças ?

Mestrado ou MBA internacional ?

E aí? Ainda está na dúvida entre investir em um diploma de MBA ou mergulhar em um mestrado no exterior?Não se preocupe, pois você não é a única pessoa que também sofre com esse tipo de dúvida.

Trata-se de uma dúvida até considerada normal e precisamos deixar claro que as duas modalidades de pós-graduação podem ser bem-vindas para a sua carreira.

Neste caso, tudo depende das suas necessidades atuais.

Mas para te ajudar iremos te mostrar as principais diferenças entre o MBA e o Mestrado no Interior e como cada modalidade pode alavancar a sua carreira.

Vamos lá? 

Conheça a consultoria para MBA

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • MBA ou Mestrado no Exterior: Qual dos dois devo escolher?
  • MBA (Master in Business & Administration)
  • Mestrado no Exterior
  • MBA ou Mestrado no exterior? Afinal qual é a melhor opção?
  • Conclusão

MBA ou Mestrado no Exterior: Qual dos dois devo escolher?

Fazer mestrado ou MBA fora ?

Vamos te mostrar a partir de agora quais são as principais diferenças entre a MBA e o Mestrado.

Porém, inicialmente, devemos deixar claro que não podemos dizer que um curso é melhor do que o outro, pois eles têm objetivos distintos e isso dependerá do que você busca para sua carreira profissional.

Porém, podemos dizer que o ponto de semelhança entre os dois é que ambos são especializações que ajudarão você a se posicionar no mercado de trabalho, ficando à frente da concorrência.

Conheça agora um pouco mais sobre as duas pós-graduações e decida se vale mais a pena para você um MBA ou mestrado no exterior

Deseja fazer um MESTRADO INTERNACIONAL?

MBA (Master in Business & Administration)

Curso voltado para o campo mercadológico, o MBA — Master in Business & Administration tem um viés mais relacionado à gestão, negócios, administração e marketing.

Trata-se de uma pós-graduação ideal para quem busca alcançar estes objetivos ou que já atua dentro desses segmentos – focado no mercado corporativo.

Muitos profissionais também consideram o Master in Business & Administration como um curso de lato sensu — sentido amplo, que oferece uma visão expansiva sobre a área como um todo, sendo, também, mais prático.

Assim, o MBA é mais adequado para quem deseja ter um aperfeiçoamento profissional, enriquecimento de currículo, atualização, adaptação ou mudança de cargo.

Mestrado no Exterior

Assim como o MBA, fazer um mestrado no exterior é uma decisão que necessita ser tomada com muita cautela, e precisa-se levar em consideração todos os seus anseios e os momentos de sua carreira.

Por exemplo, se sua motivação for financeira, podemos dizer que não valerá tanto a pena.

Isso porque para fazer um mestrado no exterior, você terá de ficar dois anos longe do mercado de trabalho, que é o tempo que você poderia ser promovido em uma empresa.

Nesse caso, recomenda-se que você faça cursos aqui no Brasil.

No entanto, se o objetivo é se especializar em alguma área, fazer a expansão de seus horizontes tanto pessoais quanto profissionais, ou ainda, realizar uma transição em sua carreira, o mestrado no exterior é recomendado.

Além disso, se o seu objetivo é estudar nas melhores universidades do mundo, essa é a opção mais possível.

Para que você possa ter ideia melhor disso, das 100 melhores universidades do planeta, 45 estão presentes nos Estados Unidos e as outras se concentram na Europa, Ásia e Oceania.

Além disso, não podemos esquecer que fazer um mestrado no exterior é visto como uma abertura de portas, que dá acesso a uma carreira global.

Para quem estudou no exterior, as chances de conseguir um bom emprego em outros países é bem maior.

MBA ou Mestrado no exterior? Afinal qual é a melhor opção?

Como você pode perceber durante a leitura dos parágrafos anteriores, escolher entre o MBA ou mestrado no exterior, acaba sendo um passo um tanto quanto complicado.

Porém, podemos dizer que isso pode ser facilmente resolvido se você tem clareza sobre os objetivos que definiu.

Se você, por exemplo, é um recém-formado e está procurando aumentar o seu conhecimento em determinada área, desenvolver habilidades profissionais na sua área de interesse e aumentar sua empregabilidade, então os mestrados são uma boa ideia.

No entanto, por outro lado, você tem alguma experiência profissional e quer subir para uma posição de liderança em nível internacional, criar uma empresa ou mudar de área, então o MBA acaba sendo a melhor opção.

E para conseguir um bom resultado e aprovação em ambas as formações, é essencial ter atenção as provas e testes como o Graduate Management Admission Test (GMAT) – prova de admissão exigida pela maior parte das escolas de negócios nos Estados Unidos e na Europa e o GRE “Graduate Record Examination” – exame padronizado, semelhante ao GMAT, que pode ser específico para áreas (como Biologia, Matemática ou Literatura) ou Geral.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Neste artigo você pode conhecer um pouco mais quais são as diferenças entre o MBA e o mestrado no exterior, e pode entender também como cada um pode alavancar a sua carreira. 

E como você pode verificar, a escolha entre um Master of Business Administration (MBA), lato sensu, ou um Mestrado no Exterior, stricto sensu, nem sempre é fácil.

Neste caso, a melhor dica é avaliar o momento profissional e o direcionamento que se busca para a carreira na hora de decidir, mas conhecer as diferenças entre os dois programas é essencial.

Para finalizar, precisamos deixar claro que, independentemente do tipo de pós-graduação que escolher, a realidade é que o profissional terá que estudar durante toda a vida.

O profissional de hoje é conhecido pelas escolas de negócios como ‘lifelong learner’ – um profissional que aprende durante toda a vida”.

E para conseguir um bom resultado e aprovação é essencial ter atenção as provas, além de também ter um bom acompanhamento profissional