O que a Alemanha oferece para estudantes brasileiros fazerem graduação de primeiro mundo e que ninguém te conta

Conteúdo:

Que a Alemanha é um lugar incrível, isso todos nós já sabemos. A nação é rica não só em recursos como também em história.

Porém, o que poucos sabem é que a Alemanha também é uma das melhores opções quando se trata de ensino superior.

O país hoje ocupa a quarta posição no ranking de destinos mais procurados por estudantes estrangeiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Atualmente, estima-se que mais de 12% dos estudantes do país são internacionais, o que torna a Alemanha um destino multicultural de estudos.

E o melhor, a Alemanha também oferece curso de ensino superior praticamente de graça para alemães e estrangeiros! Incrível né?

E para conhecer quais são todos os benefícios que a Alemanha pode oferecer para os seus estudantes, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final lá.

Nesse artigo iremos te mostrar o que Alemanha oferece para estudantes brasileiros fazerem graduação de primeiro mundo.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Afinal, por que fazer graduação na Alemanha?
  • Entenda como fazer sua graduação de graça na Alemanha
  • Conclusão

 

Afinal, por que fazer graduação na Alemanha?

Os benefícios de fazer graduação na Alemanha são inúmeros e iremos destacar quais são os principais nesse artigo.

Porém, inicialmente podemos destacar que o benefício que mais chama atenção é o fato de ser totalmente possível fazer universidade na Alemanha, por exemplo, sem pagar nenhuma mensalidade.

Pelo fato maioria dessas universidades serem públicas, as taxas semestrais são baixas, variando entre 150 e 500 euros.

Algumas dessas taxas, por exemplo, ainda incluem as despesas com transporte público dentro da cidade em que se encontra a universidade.

E hoje a forma pela qual o estudante brasileiro pode ingressar em uma graduação na Alemanha sem precisar falar alemão e fazer os 4 anos da graduação gratuitamente em inglês é por meio do o curso Freshman Program.

Mas pode ficar tranquilo(a), pois até o final do artigo ainda iremos falar de uma forma um pouco mais aprofundada sobre o curso que irá te permitir estudar praticamente de graça na Alemanha.

Além do benefício citado anteriormente, uma outra grande vantagem de estudar na Alemanha é que suas universidades visam o desenvolvimento do potencial pessoal e intelectual do aluno.

Claro, também não podemos esquecer que a Alemanha é um país atraente para estudar, os diplomas alemães são altamente respeitados pelos empregadores em todo o mundo.

Para que você possa ter uma ideia melhor disso, as instituições de ensino superior alemãs estão entre as primeiras nos rankings internacionais de educação, principalmente quando se trata das áreas de engenharia e ciência, referências no país há décadas.

Além disso, um outro ponto positivo é que além do investimento no currículo acadêmico, as universidades alemãs são reconhecidas pela excelente infraestrutura fornecida a seus estudantes.

O país também disponibiliza diversas oportunidades de bolsas de estudo e pesquisa que conseguem cobrir os custos de vida na Alemanha, que são baixos quando comparado com outros países da Europa Central.

Os estudantes também podem desfrutar de uma série de concessões, como preços reduzidos em teatros, museus, óperas, cinemas, piscinas públicas e outras instituições.

Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é mostrar sua carteirinha de estudante.

Alemanha atualmente conta também com mais de 800 programas de mestrado em inglês e alguns em espanhol.

Por isso, especialmente para quem já é graduado e domina o inglês, o idioma não será uma barreira.

Além disso, há um grande incentivo para que os intercambistas permaneçam por lá depois dos estudos.

Ou seja, há também muitas oportunidades de trabalho para esses novos profissionais.

 

Entenda como fazer sua graduação de graça na Alemanha

Como falamos anteriormente, hoje a forma pela qual o estudante brasileiro pode ingressar em uma graduação na Alemanha sem precisar falar alemão e fazer os 4 anos da graduação gratuitamente em inglês é por meio do o curso Freshman Program.

E em parceria com a Universidade FH Aachen, a TOTALPREP é a instituição que seleciona candidatos para o curso Freshman Program dado pela universidade FH Aachen.

O programa prepara os alunos para a graduação na Alemanha, totalmente em inglês e a admissão em uma universidade alemã para cursar toda a graduação em inglês é garantida.

O curso Freshman Program tem duração de 2 semestres iniciando-se em outubro e terminando em agosto.

Nesse caso, após completar os 2 semestres de curso, os estudantes matriculados nas universidades Alemãs parceiras do programa recebem permissão para trabalhar na Alemanha em meio período.

E após concluir a formação você recebe autorização para trabalhar e ficar na Alemanha por até 18 meses para buscar emprego, e uma vez que se encontre emprego, permanecer no país torna-se uma tarefa mais simples já com o visto de trabalho e imensas oportunidades na maior economia da Europa.

 

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Nesse artigo você pode conhecer o que a Alemanha oferece para estudantes brasileiros fazerem graduação de primeiro mundo e que ninguém te conta.

Falamos também sobre o Freshman Program, programa que prepara os alunos para a graduação na Alemanha.

E se agora deu aquela vontade de embarcar no primeiro voo para Berlim, Munique, Hamburgo e outras cidades incríveis, então é melhor começar a se preparar para garantir a sua vaga e uma bolsa de estudo por lá. Não é verdade?

Felizmente, a boa notícia é que temos cursos preparatórios que podem te ajudar nos principais testes.

 

Related posts