O que considerar na hora de escolher onde aplicar o Mestrado?

O que geralmente pedem as grandes escolas e o que posso fazer para não ter sustos nesse processo?

Os cursos de mestrado e doutorado das principais universidades do país e do mundo são cada vez mais procurados em diversas áreas de atuação.

Isso porque os benefícios vão além de um bom emprego e ótimo salário.

Porém, você sabe quais são os fatores a serem levados em consideração na hora de fazer uma pós-graduação?

Sabe o que geralmente pedem as grandes escolas e o que você precisa fazer para não ter sustos nesse processo?

Bom, para ter acesso a essas informações, basta continuar com a leitura desse artigo até o final.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • O que preciso saber sobre o curso antes de aplicar para um mestrado?
  • O que preciso levar em consideração na hora de escolher onde aplicar o Mestrado?
  • Conclusão

O que preciso saber sobre o curso antes de aplicar para um mestrado?

A primeira coisa que você deve fazer para não levar sustos durante o processo é analisar quais são as suas necessidades atuais e qual é o seu perfil profissional.  

Considerar essas informações é essencial para que você avaliar que modalidade de curso será a mais indicada para você.

Você pretende dar aulas em instituições de ensino superior ou ser um pesquisador?

Nesse caso, vale realmente a pena se dedicar a fazer um mestrado ou doutorado.

 

Porém, caso o seu foco esteja mais direcionado para a carreira em um segmento profissional específico (jornalismo, engenharia, medicina, psicologia e etc.), o ideal é apostar em uma especialização ou MBA.

Isso porque tais cursos apresentam um conteúdo mais ligado às atividades profissionais dos alunos e agregam bastante conhecimento sobre as principais tendências do mercado.

Além disso, o indicado é que você cheque se está motivado o suficiente para enfrentar os desafios proporcionados por uma pós-graduação.

Por isso, procure visualizar de uma forma clara como será a sua rotina ao iniciar o curso e procure reservar horários para o estudo.

Dessa forma, a probabilidade de concluir a atividade e obter bons resultados será bem maior.

Além disso, você precisa também visualizar como essa capacitação vai aumentar a sua empregabilidade e torná-lo mais qualificado para inovar e superar as expectativas dos gestores em uma companhia.

Nesse caso, verifique a qualidade do corpo docente, busque informações sobre as atividades praticadas em sala de aula e constate se durante o curso são feitas iniciativas, como visitas técnicas e dias de campo.

Você não pode se esquecer também de analisar como as disciplinas serão ministradas.

Tais informações são importantes para você compreender como será a dinâmica da pós-graduação e se tem condições de acompanhar as aulas e assimilar o conteúdo devidamente.

Além disso, como muitas pós-graduações são oferecidas por instituições privadas, ao optar por fazer esse curso em uma faculdade particular, você deve ter um planejamento financeiro para pagar as mensalidades em dia.

Nesse caso, para evitar problemas financeiros, analise se você está em condições de quitar as parcelas da pós no prazo combinado.

Até porque uma análise equivocada pode prejudicar não apenas a sua imagem pessoal por causa da inadimplência, mas afetar o seu rendimento em sala de aula.

 

O que preciso levar em consideração na hora de escolher onde aplicar o Mestrado?

Apesar de trazer inúmeros benefícios para sua carreira profissional, não basta apenas ter vontade de fazer um mestrado, você precisa também levar em consideração alguns pontos na hora de escolher onde aplicar o mestrado.

Nesse caso, nada melhor do que adotar algumas medidas para tomar a melhor decisão para a sua carreira.

E para te ajudar, na próxima parte desse artigo, abordaremos iniciativas que vão ajudá-lo a escolher o caminho mais adequado. Veja!

Analise quais são as referências sobre a instituição

Sim, saber que a pós-graduação é bem avaliada e tem professores muito qualificados é uma boa notícia.

Porém, apesar disso, saiba que também vale a pena conversar com estudantes e ex-alunos sobre a qualidade do curso.

Tais informações podem ser decisivas para saber qual a instituição está mais enquadrada com os seus objetivos profissionais.

Conhecer sobre o funcionamento da instituição é a melhor forma de estar mais preparado para fazer a pós-graduação dentro das regras estipuladas.

 

Analise a matriz curricular

Ter boas referências é essencial, porém devemos destacar que isso não é o suficiente para escolher a pós mais indicada para o seu futuro.

Por isso, o recomendado é que você também procure analisar, com carinho, como é a matriz curricular da pós-graduação.

 

Não se esqueça de verificar se as matérias abordam as principais tendências da sua área de atuação.

Como muitos estudantes já relataram, é muito ruim investir em um curso que não oferece um conteúdo relevante para se destacar no mercado de trabalho.

Até porque o conhecimento adquirido deve ser colocado em prática o mais rápido possível.

Analise se existe um suporte para eventuais pendências serem resolvidas fora do horário de aula

Como você provavelmente já sabe, é normal que os alunos tenham dúvidas sobre as informações apresentadas em sala de aula, não é mesmo?

Porém, mesmo que os colegas de curso estejam interessados em contribuir, a colaboração do professor para resolver uma demanda sempre é um aspecto que deve ser levado em consideração.

Por isso, analise se existe um suporte para eventuais pendências serem resolvidas fora do horário de aula.

Nesse caso, é essencial que haja uma plataforma, onde alunos e docentes possam interagir e debater sobre assuntos relacionados com a pós-graduação.

 

Analise se o conteúdo ensinado contribui para que o aluno seja um profissional mais capacitado e atento às principais novidades do mercado

Aqui cabe destacar que de nada adianta fazer um curso com os professores mais qualificados, se o conteúdo disponibilizado não pode ser aplicado na prática.

Ou seja, as informações, repassadas em sala de aula, devem ser úteis para a sua carreira.

 

Ficar apenas na teoria não é o objetivo dos que investem em uma pós-graduação.

Pelo contrário, os conteúdos assimilados precisam contribuir para que o aluno seja um profissional mais capacitado e atento às principais novidades do mercado.

 

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Nesse artigo você entendeu o que você deve levar em consideração na hora de escolher onde aplicar o Mestrado.

Como você provavelmente já sabe, com o conhecimento adquirido nos estudos de mestrado e doutorado, muitas vezes o profissional já sai da academia com uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.

Por isso, não é difícil imaginar porque mestres e doutores com frequência conseguem os melhores empregos, muitas vezes em cargos competitivos e de grande importância.

E para finalizar destacamos a importância da nossa consultoria em applications bem como os nossos testes de lógica (gre) e de proficiência.

Com esse apoio você está muito mais preparado para aplicar para um curso de mestrado e assim, terá muito mais chances de ser aprovado.