Como buscar bolsas de estudos durante a pandemia de Corona vírus?

Com o avanço do Corona Vírus no mundo e devido a toda a crise que temos passado e que ainda muito provavelmente iremos passar, é normal surgirem algumas dúvidas.

E nesse momento, as dúvidas mais comuns são como ficarão os processos de bolsas de estudo com o coronavírus? E se a pandemia de COVID-19 vai afetar quem estava se preparando para estudar fora em 2020 e 2021?

Bom, a resposta mais correta nesse momento é que muito provavelmente sim.

Porém, o importante é saber que os efeitos podem ser variados dependendo do tipo de programa ou bolsa de estudos que você está concorrendo.

Pensando nisso, e para te ajudar, neste artigo iremos te mostrar como buscar bolsas de estudos mesmo em meio a pandemia de Corona vírus.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • A sua bolsa de estudos será afetada pelo coronavírus em 2020/2021?
  • Entenda porque você não deve parar de estudar mesmo em tempos difíceis
  • Quais são as áreas de estudo mais relevantes no momento?
  • Conclusão

 

A sua bolsa de estudos será afetada pelo coronavírus em 2020/2021?

Como foi falado no início do artigo, muito provavelmente sim!

Todo mundo que ganhou bolsa de estudos seja para 2020 ou 2021 talvez tenha o cronograma afetado de alguma forma devido a expansão do novo corona vírus no mundo.

A lista de programas para estudar no exterior com deadlines prorrogados aumenta todos os dias e promove efeitos significativos também, por exemplo, nos programas de MBA.

Nesse caso, a principal questão que também mais incomoda os current students é o fato de aulas, eventos sociais, de networking e de recrutamento presenciais terem sido cancelados.

Muito do processo de aprendizado do curso, por exemplo, está justamente nas interações, discussões e convivência entre colegas de backgrounds, culturas e experiências diferentes.

E como as reuniões pessoais não podem ocorrer para evitar aglomerações e, consequentemente, a propagação da COVID-19, os alunos estão se sentindo prejudicados.

Aqui no Brasil mesmo muitas universidades estão com aulas online e outras suspenderam o calendário do primeiro semestre de 2020 até segunda ordem.

Ainda não se sabe exatamente como será no início das aulas em setembro de 2020.

Porém, apesar da bagunça, a crise também traz oportunidades, tanto para estudantes quanto para o setor.

Além disso, ainda não sabemos como o calendário das universidades no exterior vai mudar por conta de todo esse tempo de isolamento social.

Nesse caso, o recomendado é se manter em contato com o curso para entender como a pandemia do coronavírus vai afetar o cronograma da sua bolsa de estudos.

Claro, além de analisar quais cursos e universidades irão manter ou seguir o cronograma estabelecido, você não deve parar de estudar para os testes.

Como foi falado no início do artigo, esse é o momento ideal para você se esforçar ainda mais.

Afinal, o jeito ideal de conseguir a sua bolsa em uma grande Universidade é por meio dos estudos. Não é verdade?

Entenda agora por que você deve continuar estudando mesmo em tempos de crise:

 

Entenda porque você não deve parar de estudar mesmo em tempos difíceis

Sim, esse pode parecer o pior momento para estudar e tentar conseguir uma bolsa de estudos no exterior. Não é mesmo?

Principalmente porque estamos diante de um alerta de pandemia dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da situação de crise em muitos países.

Porém, apesar de, infelizmente, muitos estudantes pensarem que também devem parar de estudar por um período, o recomendado é exatamente o contrário.

Isso porque continuar a se capacitar, mesmo em tempos difíceis, faz com que você já saia na frente de quem interrompe tudo nesse período.

Claro, pode parecer muito bom aproveitar a quarentena no sofá.

No entanto, escolher se qualificar fará com que, ao final dessa fase, você esteja mais preparado.

 

Somente dessa forma você poderá criar e explorar novas oportunidades.

Se você quer estar pronto quando os tempos difíceis passarem? O estudo é o caminho!

Pode ter certeza que se você tiver conseguido se superar e estudar mesmo diante de uma situação como essa, haverá motivação para vencer qualquer outro obstáculo.

E quando isso tudo passar você estará muito mais preparado(a) para concorrer as melhores bolsas de estudos tanto no Brasil como no exterior.

Algumas Universidades da Europa, por exemplo, são muito concorridas, por isso, aproveite esse momento para se preparar bem e corretamente.

Quais são as áreas de estudo mais relevantes no momento?

Conheça agora 5 áreas de estudos ou setores profissionais que estão em ascensão e que você poderá concorrer:

  • Saúde
  • Inovação
  • Tecnologia e computação
  • Logística, marketing e distribuição de mercadorias
  • Educação, e-learning, treinamento e tudo relacionado à aprendizagem

Não se esqueça que os seus sonhos ainda são possíveis e que você precisa continuar trabalhando para torná-los realidade.

A situação que passamos é temporária, assim como muitas outras que vivemos e, tenho certeza de que você tem as habilidades necessárias para alcançar tudo o que pensa.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Entendeu como buscar bolsas de estudos mesmo em meio a pandemia de Corona vírus?

Acredite, estudar no meio de uma pandemia é possível e, benéfico para a sua vida e para a sua carreira.

Com todas essas recomendações, você, não apenas vai conseguir se capacitar, como terá uma ajuda extra para superar esse momento!

Por isso, procure seguir as dicas que foram passadas neste artigo e, não pare de estudar.

Pelo contrário, aproveite esse momento de quarentena para desenvolver habilidades e conhecimentos que podem ser úteis no momento dos testes.

Claro, é também muito importante lembrar que, por mais chato que isso tudo seja para quem se esforçou muito para conseguir estudar no exterior, nada é mais importante do que a saúde e seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde.