Morar na Alemanha pode ser mais acolhedor do que você imagina

Por que cada vez mais estudantes do mundo todo escolhem o país como destino para seus estudos

Conteúdo

Cada vez mais estudantes de todo o mundo escolhem a Alemanha como destino para seus estudos.

Morar e estudar na Alemanha pode ser mais acolhedor do que você imagina.

E para entender porque cada vez mais estudantes do mundo todo escolhem o país como destino para seus estudos, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Principais benefícios e vantagens de morar na Alemanha
  • Beneficie-se de uma potência econômica
  • Educação de nível internacional como estudante estrangeiro
  • Baixo custo de vida
  • Inúmeras chances para profissionais estrangeiros na Alemanha
  • Conclusão

 

Principais benefícios e vantagens de morar na Alemanha

Com a abertura do mercado de trabalho para brasileiros e pessoas de outras nações, é cada vez maior a escolha por morar na Alemanha.

Segundo dados da Fundação Bertelsmann, há um déficit significativo de pessoas no país.

Tanto é que seriam necessários 266 mil novos imigrantes por ano durante quatro décadas para suprir a demanda por mão-de-obra e amenizar os efeitos do envelhecimento populacional.

E sim, a preferência é por profissionais qualificados. No entanto, o país tem espaço para todos.

Tanto que traz uma série de benefícios para todos os seus habitantes.

Conheça agora quais são os principais benefícios de morar na Alemanha:

Beneficie-se de uma potência econômica

A Alemanha ainda é considerada a força motriz da economia da União Europeia.

E como se trata de uma potência econômica líder, não é difícil imaginar que haja muitas oportunidades para encontrar trabalho.

E mesmo que a Alemanha possua regras muito específicas sobre estudantes internacionais que trabalham durante seus estudos, muitas universidades oferecem estágios competitivos e experiência de trabalho que tornam os alunos com pós-graduação muito comercializável.

A Alemanha também, além disso, oferece aos estudantes internacionais vistos, uma extensão generosa de 18 meses após a conclusão do programa, se estiverem interessados em encontrar trabalho e permanecer na Alemanha.

loading...

Educação de nível internacional como estudante estrangeiro

As universidades da Alemanha estão entre as melhores do mundo, e por isso, você pode esperar receber uma educação de nível internacional como estudante estrangeiro.

Atualmente, muitas das maiores instituições da Alemanha classificam-se regularmente entre as 100 melhores no ranking internacional.

Assim, com o diploma de uma universidade alemã você será respeitado em todo o mundo, a sua formação abrirá muitas portas para suas escolhas de carreira.

Além disso, a Alemanha é um dos poucos países da Europa onde você pode estudar de graça mesmo se você é da Ásia, África ou outro lugar do mundo.

E a primeira coisa que precisa ficar clara aqui é que, o fato de o ensino superior em Universidades públicas ser gratuito é uma decisão puramente política do governo alemão.

E isso não influencia em nada na qualidade do ensino.

Muito pelo contrário, como você pode verificar no parágrafo anterior, muita das melhores universidades do mundo estão na Alemanha.

Acontece que os alemães geralmente acreditam que a educação não deve ser tratada como um produto comercial e que o livre acesso ao ensino superior garante o crescimento econômico e o bem-estar para a população em geral.

E como os governos da Alemanha nos últimos anos perceberam os benefícios econômicos e sociais da imigração.

Hoje o objetivo do país é ter as mentes mais inteligentes para estudar no país e, idealmente, ficar depois da formatura.

E é justamente por isso que eles geralmente também se opõem às taxas para os estrangeiros.

 

Baixo custo de vida

Em comparação com outros destinos internacionais de estudo, a Alemanha como um todo permanece relativamente barata quando se trata de custo de vida.

Segundo a empresa de consultoria Mercer, que publica dados sobre o custo de vida em 200 países ao redor do mundo, as cidades alemãs de Berlim, Düsseldorf, Hamburgo e Frankfurt caíram entre as 100 cidades mais caras do mundo.

Somente Munique ficou entre os 100 primeiros no 98º lugar.

Surpreendentemente, Berlim ficou em 120º lugar, tornando-a uma das capitais europeias mais baratas!

Inúmeras chances para profissionais estrangeiros na Alemanha

O mercado de trabalho alemão necessita de homens e mulheres bem preparados.

Ainda é muito grande a demanda por mão-de -obra qualificada – e continua aumentando, em decorrência da evolução demográfica.

Especialmente nas profissões de ciências naturais e de técnica e no setor da saúde, a Alemanha já depende hoje de mão-de-obra especializada do exterior.

Segundo um estudo elaborado em fevereiro de 2019, por encomenda da Fundação Bertelsmann, até 2060, a Alemanha necessitará anualmente da imigração de no mínimo 260.000 pessoas.

O que se espera é que uma média anual de 114.000 imigrantes venham de outros países da UE. Isso significa que cerca de 146.000 homens e mulheres de países de fora da UE devem ir para a Alemanha

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Nesse artigo selecionamos quais são os principais benefícios e vantagens que tem feitos muitos estudantes de todo o mundo escolherem a Alemanha como destino para seus estudos.

Cabe ainda frisar que aplicar para os cursos de mestrado nas universidades do país, ao contrário do que possa parecer, não é nenhuma coisa de outro mundo.

E se você mesmo depois de todas essas informações ainda tem dúvidas sobre as vantagens da aplicação para um mestrado na Alemanha ou quer se candidatar para outro lugar, pode contar com a nossa ajuda.

Temos cursos completos que irão te preparar para os principais testes exigidos na sua aplicação de mestrado.

loading...