A primeira coisa que você deve fazer para não levar sustos durante o processo é analisar quais são as suas necessidades atuais e qual é o seu perfil profissional.
Considerar essas informações é essencial para que você avaliar que modalidade de curso será a mais indicada para você.
Você pretende dar aulas em instituições de ensino superior ou ser um pesquisador?
Nesse caso, vale realmente a pena se dedicar a fazer um mestrado ou doutorado.
Porém, caso o seu foco esteja mais direcionado para a carreira em um segmento profissional específico (jornalismo, engenharia, medicina, psicologia e etc.), o ideal é apostar em uma especialização ou MBA.
Isso porque tais cursos apresentam um conteúdo mais ligado às atividades profissionais dos alunos e agregam bastante conhecimento sobre as principais tendências do mercado.
Além disso, o indicado é que você cheque se está motivado o suficiente para enfrentar os desafios proporcionados por uma pós-graduação.
Por isso, procure visualizar de uma forma clara como será a sua rotina ao iniciar o curso e procure reservar horários para o estudo.
Dessa forma, a probabilidade de concluir a atividade e obter bons resultados será bem maior.
Além disso, você precisa também visualizar como essa capacitação vai aumentar a sua empregabilidade e torná-lo mais qualificado para inovar e superar as expectativas dos gestores em uma companhia.
Nesse caso, verifique a qualidade do corpo docente, busque informações sobre as atividades praticadas em sala de aula e constate se durante o curso são feitas iniciativas, como visitas técnicas e dias de campo.
Você não pode se esquecer também de analisar como as disciplinas serão ministradas.
Tais informações são importantes para você compreender como será a dinâmica da pós-graduação e se tem condições de acompanhar as aulas e assimilar o conteúdo devidamente.
Além disso, como muitas pós-graduações são oferecidas por instituições privadas, ao optar por fazer esse curso em uma faculdade particular, você deve ter um planejamento financeiro para pagar as mensalidades em dia.
Nesse caso, para evitar problemas financeiros, analise se você está em condições de quitar as parcelas da pós no prazo combinado.
Até porque uma análise equivocada pode prejudicar não apenas a sua imagem pessoal por causa da inadimplência, mas afetar o seu rendimento em sala de aula.