3 programas que estão em alta no exterior, além do MBA

Ao terminar a faculdade, muitos estudantes pensam em dar continuidade nos estudos no exterior para melhorar as oportunidades de carreira e, consequentemente, aumentar as chances de ingressar em uma grande empresa.

Por isso, o MBA tem sido muito procurado pelos alunos como um dos melhores programas de estudos no exterior. Mas não é só o MBA que está em alta nas grandes escolas internacionais.

Os programas de mestrado em Gestão, por exemplo, estão em alta há anos e ainda são mais acessíveis do que um MBA, além de possibilitar um estágio inicial de carreira com uma maior capacidade de acompanhamento de estudos especializados, antes de ingressar no mercado de trabalho, o que é ideal para chamar a atenção dos recrutadores corporativos.

Veja a seguir alguns outros mestrados em alta para quem deseja alavancar a sua formação acadêmica com foco profissional para quem está concluindo a sua graduação.

Conheça a consultoria para MBA

MiMs (Master in Management)

O Mestrado em Gestão oferece educação empresarial a alunos que não têm um histórico muito vasto de trabalho ou experiência profissional, por isso é um curso menos exigente e mais introdutório aos MBAs.

No entanto, os cursos de MiMs e MBA não, necessariamente, competem entre si, mas podemos considerar que se complementam, já que abordam diferentes segmentos de mercado e possuem diferentes objetivos e conteúdos.

Os MiMs estão provando ser muito populares devido à sua adequação para carreiras iniciais em diferentes áreas de negócios, fornecendo aos alunos um conjunto muito prático de habilidades analíticas combinadas com uma visão geral de negócios e gerenciamento.

Mesmo que a maioria dos alunos tenha experiência profissional limitada antes de ingressar no programa, eles praticam o uso de uma variedade de ferramentas que podem ser usadas desde o primeiro dia de trabalho.

Deseja fazer um MESTRADO INTERNACIONAL?

MFins (Master in Finance)

O Mestrado em Finanças é mais voltado para os alunos que buscam se dedicar especificamente ao mercado de finanças ou às áreas relacionadas. Os programas em MF abordam o mercado de finanças de uma maneira mais abrangente, com cursos de teoria financeira, matemática, finanças quantitativas, investimentos, mercados, relatórios e análises financeiras além de avaliação.

Normalmente, esse tipo de especialização não exige experiências de trabalho, já que essas classes são compostas por alunos mais jovens do que as do MBA. Além disso, os MFins também tendem a ser mais curtos, se resumindo a apenas um ano de estudos em período integral.

O Mestrado em Finanças manteve seu apelo porque a empregabilidade dos graduados da MFin sempre foi muito forte. Em 2020, a ESCP Business School, por exemplo, era uma das sete instituições no ranking de Masters in Finance do Financial Times, onde 100% da turma de formandos trabalhava dentro do período de três meses após a formatura.

Em meio à pandemia, a recessão do COVID-19 criou um mercado de trabalho desafiador para profissionais em todos os estágios de suas carreiras mas está provando ser a força motriz para níveis recordes de admissões em MBA.

De todo modo, estudo em finanças, por exemplo, é fundamental para ajudar a resolver problemas mundiais como o COVID-19 e o aquecimento global por meio de formas inovadoras de financiar o desenvolvimento de medicamentos, projetos de financiamento climático ou outras soluções. 

MSBAs (Master in Science Big Data Analytics)

O Mestrado em Ciências e Análise de Dados é uma combinação de Ciência de Dados, Teoria da Informação, Inteligência de Negócios e Ciência da Computação, e o seu principal objetivo é transformar dados pesados em inteligência acionável usando diferentes métodos quantitativos e estatísticos.

Basicamente, o Masters in Business Analytics se preocupa com a mineração de dados para obter objetivos de negócios específicos; em vez de se concentrar em medir o desempenho anterior, está mais preocupado com técnicas preditivas e prescritivas. Isso significa analisar a crescente quantidade de dados confrontados em uma variedade de disciplinas e transformá-los em informações relevantes para tomada de decisões mais assertivas.

O programa se concentra em como usar dados relevantes para resolver problemas de negócios complexos e manter esses dados específicos. Por essa e outras razões, a análise de dados tem aumentado o interesse de muitos mestres de análise de negócios no mercado.

Todos esses programas também são muito valiosos para a sua carreira, e podem te gerar oportunidades surpreendentes, não apenas o MBA. Analise sempre o melhor programa com o qual você mais se identifica e se prepare para ingressar na carreira internacional. Aqui na TOTALPrep, ajudamos você a se preparar da melhor maneira para aplicar os programas mais desejados e iniciar seus estudos no exterior.

Gostou desse conteúdo? Nós podemos te ajudar com muito mais! Converse já conosco e veja como aproveitar esse mar de oportunidades!