MBA internacional em plena pandemia…. Vale à pena?

MBA internacional em plena pandemia.... Vale à pena?

O início do ano de 2020 foi cenário de muitos planejamentos pessoais e profissionais para a maioria das pessoas. Fazer a tão sonhada viagem, conseguir um novo emprego, mudar de casa, abrir um negócio ou até mesmo iniciar um novo curso. Mas quem podia imaginar que viveríamos uma das mais severas pandemias do mundo? Isso com certeza não estava nos planos. Para se manter ativo no mercado em meio a tantas mudanças repentinas, foi necessário recalcular a rota, rever e aprender novas estratégias, adiar objetivos, estabelecer novas metas, fazer escolhas difíceis e mais do que tudo, inovar, principalmente no mundo dos negócios.

 

De fato, a pandemia representa um grande desafio para a economia mundial e, migrar para o digital não é mais uma opção, mas uma necessidade, uma vez que com as lojas físicas fechadas, os usuários se redirecionaram ao e-commerce digital. Além disso, a pandemia acelerou muitas coisas, e boa parte delas no âmbito do trabalho, gerando muitas incertezas, mas também muitas oportunidades.

Cenário 2021

Com os programas de MBA não poderia ser diferente: a pandemia já resultou efeitos significativos nas escolas de negócios e uma das coisas mais afetadas foram as aulas e vivências presenciais. Ainda que o isolamento social termine até o início das aulas em 2021, é preciso analisar o cenário de desvalorização do real, com o dólar com média em R$5,00.

 

Muitas universidades e escolas de negócios como Harvard por exemplo, tiveram que se reinventar e se adaptar à transformação digital para continuar oferecendo as aulas e suas demais atividades à distância com a mesma qualidade de ensino. Mesmo assim, as experiências presenciais fazem muita falta já que são um dos principais motivos pelo qual se busca estudar em outro país.

 

Além disso, por conta da pandemia, a possibilidade de alteração nas datas do próximo período de applications são grandes. Há também o receio que muitos candidatos brasileiros têm de assumir uma dívida em dólares. Mas é justamente por conta desse momento de incertezas que provavelmente a concorrência no período de 2020-21 seja menor. Em contrapartida, com o aumento da taxa de desemprego e a crise econômica prevista no ano que vem, a tendência é que haja uma procura muito maior por MBAs no exterior por candidatos em busca de qualificação e aceleração da carreira profissional.

MBA à distância

Em tempos de isolamento social, os cursos online de MBA tendem a crescer, segundo o CEO e fundador da QS, Nunzio Quacquarelli. “A pandemia de Covid-19 está obrigando as instituições de ensino a assegurar a qualidade do ensino a distância e da experiência de aprendizagem oferecida em ambiente virtual”, afirma o empresário em nota.

Os rankings divulgados pela consultoria QS estão entre os mais respeitados do mundo, avaliando a qualidade dos professores, a taxa de empregabilidade dos alunos, a diversidade das turmas e a experiência de aprendizado dos estudantes.

Ao todo foram classificadas 47 escolas de negócios que oferecem a modalidade de ensino a distância e nós trazemos aqui a lista das 10 melhores avaliadas no ranking:

Nesse momento, de acordo com os especialistas, é preciso analisar quais são as suas prioridades e metas para o futuro. Veja algumas situações em que vale a pena fazer um MBA neste cenário:

Insegurança ou dúvida sobre o seu atual trabalho

Se você está inseguro ou tem incertezas sobre a sua carreira no seu atual trabalho e área de atuação, fazer um MBA com certeza será uma ótima oportunidade para você se atualizar no mercado, enriquecer seu currículo e ingressar em uma nova oportunidade que te faça sentir realizado. Um MBA internacional, mesmo que online, proporcionará a você muitas vantagens além de te acarretar um grande diferencial entre outros candidatos numa concorrida vaga de emprego.

Desenvolver habilidades de gestão e de liderança

Se você está buscando ampliar seu networking e habilidades de liderança e gestão, o MBA online também pode ser uma ótima oportunidade. Mas, neste caso específico, a experiência presencial é muito mais completa e vantajosa.

Seguir uma carreira acadêmica

Se o seu objetivo na verdade é investir em uma carreira acadêmica, é possível que o MBA no exterior de forma remota não valha tanto a pena assim, já que que exigirá uma imersão completa no assunto estudado, como grupos de estudos, debates e discussões que dificilmente uma formação online conseguirá entregar.

 

Se você ainda não se convenceu e cursar um MBA no exterior de forma presencial para você é um grande sonho é sinônimo de realização acadêmica e profissional, tente remanejar as suas metas de curto e longo prazo. Isso com certeza te ajudará a se planejar melhor para o futuro.

Trace metas de carreira de curto e longo prazo

Já se perguntou quais são os seus objetivos de carreira? Você sabe o que deve escrever em seus aplicativos de MBA? Ou até mesmo como pode alinhar os objetivos de curto e longo prazo?

Como um futuro candidato de MBA em um mundo pós-pandemia, você se preparar melhor nos âmbitos profissionais e socio emocionais ao refletir que nunca poderá saber ao certo sobre o seu futuro, nem mesmo prever a sua carreira e imprevisto que podem acontecer ao longo do caminho. Você pode e deve visualizar onde deseja chegar nos próximos 3, 5 e 10 anos, mas não pode ter certeza sobre isso.

No entanto, é preciso ter em mente que investir em educação e conhecimento nunca é dinheiro perdido. Provavelmente, um MBA será um dos maiores investimentos da sua vida, não apenas financeiramente, mas também pelo seu tempo e esforço para atingir seus objetivos de carreira. Portanto, é muito importante que você dê o foco necessário às coisas que realmente são relevantes em termos de cursos, estágios e rede de contatos que você conseguiu durante o tempo em que esteve na faculdade.

Tudo isso te ajudará a definir melhor os seus objetivos e enxergar com clareza as inúmeras oportunidades que você terá ao longo dos estudos na escola de negócios e motivo pelo qual ingressou lá. Acredite ou não, isso fará TODA a diferença em um processo de application. Os recrutadores querem ver e entender a capacidade que  um candidato tem de falar de seus objetivos de carreira de curto e longo prazo com clareza, convicção e sinceridade.

Tudo o que você precisa nesse momento é de um planejamento de metas. Isso nada mais é do que uma ferramenta que te ajuda a organizar sua vida pessoal e profissional para chegar aonde você deseja. Você pode pensar no planejamento como um roteiro que guia suas ações e decisões no caminho certo, mirando sempre nas metas que almeja atingir em sua vida. Planejar é essencial e indispensável para qualquer pessoa e qualquer objetivo. O importante é registrá-los!

Portanto, se você deseja cursar um MBA no exterior e não traçou suas metas, pare tudo o que está fazendo a comece desde já a avaliar e projetar seus objetivos. Não sabe por onde começar? Então siga as dicas abaixo que preparamos para te ajudar nesse processo.

Comece pelas metas de curto prazo

As metas de curto prazo são aquelas definidas para projetos pequenos, e que podem ter início imediato, com durabilidade de no máximo um ano até alcançá-las. Precisam ser definidas com muita precisão levando em consideração o mercado, a localização, funções e empresas que está procurando. Você precisa saber com total clareza sobre as habilidades necessárias para desempenhar esta função, as principais responsabilidades que você terá e os resultados que espera apresentar. Num âmbito de MBA, existem cenários principais:

1. Progressão de carreira

Aqui você já está desempenhando uma função em um setor parecido, mas gostaria de acelerar seu progresso de carreira ou mudar de empresa.

2. Mudança de carreira

Neste caso, você deseja mudar para uma função melhor, em um setor e uma organização mais cativante. Esse quadro representa mais de 60% dos candidatos que desejam fazer MBA.

3. Consultoria de gestão

Mudar de função para entrar em consultoria de gestão em uma grande e reconhecida companhia. Isso porque essa função de consultor não depende das funções e experiências atuais, mas sim da visão de negócios que o MBA desempenha

Defina as suas metas de longo prazo

As metas de longo prazo têm geralmente levam pelo menos cinco anos para sua realização. São objetivos como alcançar um alto cargo ou se tornar referência na profissão, comprar um imóvel, atingir a independência financeira, mudar de país e muitos outros exemplos.

O planejamento de longo prazo também é muito importante para guiar você até chegar em seus objetivos mais complexos. Mas é muito importante que ele esteja alinhado às metas de curto prazo, citadas anteriormente. No caso do MBA, a maioria dos candidatos definem o crescimento de carreira como meta de longo prazo. Isso pode significar por exemplo, se tornar um parceiro ou sócio na empresa de consultoria, ser um líder em gerenciamento de produtos ou serviços numa grande empresa ou assumir um cargo de gestão e liderança. Há também aqueles que desejam se tornar grandes empreendedores. São inúmeras possibilidades, mas tudo vai depender do seu objetivo profissional.

Não se esqueça também de que todas essas meta e objetivos deverão ser citados no seu processo de application com muita clareza e objetividade. Por isso é muito importante saber o que você realmente quer. Uma application forte é aquele que é capaz de criar uma história com início, meio e fim, de forma coesa e persuasiva, enfatizando não apenas sobre os objetivos profissionais para o futuro, mas também suas realizações anteriores, e como elas foram importantes para você chegar onde está hoje, além de suas atividades extracurriculares e suas conquistas pessoais.

Por isso, aproveite esse momento para se preparar para alcançar os seus planos. Aliás, você já pode incluir esse objetivo na sua lista de metas de curto prazo para 2021.  Saiba o que a Total Prep tem a oferecer e como podemos te ajudar em todo esse processo.

Você deve estar de perguntando o que a Total Prep oferece para te ajudar na preparação e no processo de escolha das escolas de negócios no exterior?

A Total Prep é a única escola preparatória no Brasil que oferece um Full Service. Isso significa que, contamos com todas as modalidades de ensino como GMAT, GRE, TOEFL, tudo em um só lugar. Além das aulas, os nossos alunos têm acesso à uma consultoria personalizada e acompanhamento individual de rendimento do processo de aprendizagem. Também oferecemos plantão de dúvidas, lives com reitores de importantes escolas de negócios, dicas de planejamento e orientação de estudos e carreira.

Agende o quanto antes uma consultoria gratuita com a gente e fique mais perto do seu sonho!