Para falar sobre essa modalidade, é preciso entender que existem diversos tipos de pós-graduação internacional, e que nem todas elas são mestrados ou stricto sensu), já que existem outros cursos como especialização, mestrado acadêmico e o próprio MBA.
Além disso, você também deve procurar saber sobre o reconhecimento do curso e validação do diploma no Brasil, caso você deseje ou precise retornar após o período de estudos no exterior. Acredite, saber dessas coisas pode evitar uma grande frustração no momento da volta.
Sem mais delongas, geralmente os programas de pós-graduação no Brasil são cursos com carga horária mínima de 360h/aula, que pode variar entre 1 e 4 anos de duração, dependendo da grade horária e das disciplinas ofertadas. As aulas, geralmente, são lecionadas em dois dias da semana e, em alguns casos e períodos, também podem acontecer aos sábados.
São indicados estudantes que buscam aprofundar o conhecimento adquirido ao longo da graduação e que estão buscando especializar-se em alguma área.
Além de melhorar o currículo, a pós-graduação possibilita que você se aprofunde em temas vistos ao longo da graduação, tornando-o um profissional mais capacitado para o mercado de trabalho.
É importante estar atento à existência de duas modalidades de pós-graduação: a stricto sensu e a lato sensu. Cada uma apresenta peculiaridades que definiremos a seguir.