Como ir bem no teste GMAT?

Graduate Management Admission Test (GMAT) é uma parte importante da maioria das inscrições para escolas de negócios. Os comitês de admissão examinam as pontuações dos candidatos para ver se eles se enquadram em uma faixa típica da classe que desejam formar. Eles querem ter certeza de que você pode lidar com o curso e ser bem-sucedido.

Pontuar abaixo da faixa da escola não significa necessariamente uma rejeição automática, mas pontuações mais altas só podem ajudar em suas chances. Junto com seu GPA anterior e histórico acadêmico, o GMAT dá aos comitês de admissão uma ideia do rigor que você pode suportar. Claro, é apenas uma parte do aplicativo.

Os membros da equipe de admissões lembram aos candidatos que eles examinam a inscrição do candidato como um todo e nunca tomam uma decisão com base em uma métrica.

Ainda assim, aumentar essa pontuação é uma prioridade. Entendemos. Então, pedimos aos especialistas do GMAT que oferecessem suas melhores dicas para os participantes do teste.

Como funciona o GMAT?

O teste não testa conhecimento de negócios específicos. O GMAT busca é o que é chamado de “inteligência mental” e a capacidade de tomar decisões sob pressão de tempo. Tem uma duração total de 3:30 e é aplicada por centros qualificados. Você não pode fazer mais de cinco testes durante o período de 12 meses.

O que a prova avalia?

Diferente de uma prova convencional, o GMAT é uma espécie de prova “interativa”. Como é realizada em um formato de Computer Adaptive Test (CAT), o teste permite que o nível das questões seja diferente dependendo do desempenho do candidato.

Isso é, se você começar bem a prova, começam a vir questões mais complexas, que valem mais pontos.

Como é a pontuação do GMAT?

Depois de realizado o exame, os resultados são enviados em até 20 dias para a casa do candidato e para até cinco instituições de ensino selecionadas. Para enviar para mais instituições, é cobrada uma taxa adicional.

Desenvolva um plano de estudo GMAT antecipadamente

Para ir bem no teste, é fundamental ter um plano de estudos bem definido e organizado. Defina um plano de estudos GMAT no início de sua jornada para a escola de negócios.

Dos criadores do exame GMAT, o Planejador de estudo de 8 semanas do exame oficial GMAT  gratuito oferece as metas, ferramentas e dicas de que você precisa para atingir seus objetivos da escola de negócios em apenas dois meses.

Entenda o objetivo do GMAT

O teste GMAT é um teste que, antes de tudo, quer avaliar a capacidade de raciocínio lógico de um candidato para um programa de MBA. E esta avaliação é feita principalmente por dois tipos de questões: questões de raciocínio verbal e questões quantitativas de raciocínio. Basicamente, no GMAT, é sua capacidade de criar conclusões assertivas, seja em palavras, ou em números, avaliados.

Compreenda as questões

É fundamental conhecer as questões e uma dessas partes constituintes do teste geralmente tem uma estrutura padronizada. Os problemas mudam de outra forma, mas o formato de problemas é sempre muito semelhante. Se você souber que este é os formatos das perguntas, você tem uma grande vantagem naqueles que nunca praticaram para o teste.

Entenda como está o seu nível atual

O site oficial do GMAC, que é o órgão que organiza o GMAT, fornece uma simulação livre com 8 questões (4 de raciocínio verbal e 4 raciocínio quantitativo). Eu recomendo que você inicie sua preparação, tornando a simulação oficial gratuita clicando neste link. No final da simulação, você receberá uma estimativa da sua nota e também saberá quais perguntas você acertou ou errou.

Conclusão

O teste do GMAT é uma prova que tem poucas características do aluno brasileiro. Por esta razão, muitos mitos são criados em torno desse teste que comprometem a preparação e, às vezes, assustam os candidatos.

O teste do GMAT não é um teste simples que diz quem será aceito ou não junto com o TOEFL e os pedidos pelo número de chagas menores que os dos candidatos.

Então, enfrente o teste como um começo de treinamento para o seu novo estágio em sua carreira e se prepare bem para as provas.

Como se preparar para o GMAT?

Nós da TOTALprep oferecemos atendimento personalizado, porque entendemos que cada aluno tem particularidades que devem ser atendidas de forma diferenciada. Para que o aluno se desenvolva, é necessário praticar e, sabendo disso, oferecemos tutoriais ilimitados que, obviamente, visam a prática e o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.

Também oferecemos um curso moldável para o aluno, diferentemente de outras escolas que oferecem um curso mais “engessado”. Profissionais focados na carreira costumam ter o tempo curto, portanto, ter um formato adequável de curso é ideal.

Ter a ajuda de um curso preparatório de quem entende do assunto pode te ajudar muito no processo da sua aprovação.