O que é o TOEFL? e como funciona o teste

Para conseguir uma vaga em uma das universidades de um país de língua inglesa, provavelmente terá que provar sua fluência no idioma com um exame que seja reconhecido internacionalmente.

 

Um dos testes mais famosos e reconhecidos quando se trata de conhecimento inglês é o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Ele requer certa preparação daqueles que querem provar a fluência no idioma. Além do domínio da linguagem, o exame requer que o candidato tenha domínio no conteúdo e formato do teste.

Para ajudar futuros candidatos à prova, neste artigo preparamos tudo o que você precisa saber sobre o teste TOEFL. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto.



O que é o TOEFL?

O TOEFL (Teste de Inglês uma língua estrangeira – teste de idioma estrangeiro inglês) é um exame de inglês que mede sua capacidade de entender e usar o inglês em um ambiente acadêmico. 

 

Sendo um dos exames ingleses com o maior reconhecimento do mundo, será ideal para você se o seu objetivo é estudar no exterior, permitindo que você avalie sua capacidade de ler, escrever, compreensão auditiva e expressão oral em um ambiente acadêmico. 

Tipos de testes

Hoje em dia, existem três tipos – o TOEFL, TOEFL PBT e TOEFL ITP. A principal diferença entre o TOEFL IBT e o PBT são explicadas no nome: IBT (Interned Based Test), em português, teste baseado na Internet, é administrado através da Internet, enquanto PBT (Paper Based Test), em português teste baseado em papel, é a versão mais antiga, realizada em papel impresso. 

 

É importante lembrar que você só pode fazer o TOEFL em países onde não há lugar, oferecendo a revisão da Internet. Em todos os países da América Latina, o exame que você pode fazer é o IBT TOEFL, que, embora transmitido e respondido ao formato digital, deve ser realizado em um centro autorizado. 

Etapas do teste 

O exame pretende avaliar como as pessoas combinam quatro habilidades para atingir suas tarefas acadêmicas: leitura, compreensão, compreensão auditiva, expressão oral e expressão escrita. 

 

Na seção de leitura da leitura, é necessário ler entre 3 e 4 artigos acadêmicos e responder a 12-14 perguntas. Não se preocupe se você não se sentir familiarizado com todos os temas: este exame tem como objetivo saber se é simples para você encontrar informações em um texto, entender seus conceitos básicos e sugerir outro tópico para discutir. 

 

A seção de compreensão auditiva é composta de 4 a 6 gravações de classes acadêmicas, em que você terá que responder 6 perguntas para cada uma, quando termina. Além disso, você vai ouvir de 2 a 3 conversas relacionadas a temas diários da vida universitária e então responderá a 5 perguntas para a conversa. 

 

10 minutos depois, a avaliação oral começa. Aqui, você tentará sua capacidade de falar inglês fazendo 6 tarefas diferentes. É importante destacar que, no TOEFL, a seção de expressão oral é realizada através das gravações, sem a presença do avaliador. 

 

O exame termina com uma escrita. Nele, você terá que escrever duas dissertações com cerca de 300 palavras cada. A primeira será relacionada a um dos textos de uma das classes que ele ouviu na forma anterior, enquanto, no segundo, ele responde a uma pergunta específica, expressando sua opinião sobre um assunto que ele já conhece. 

Duração do teste TOEFL

 

O teste dura cerca de 4 horas. Destes, entre 60 e 80 minutos é a etapa de leitura. Dependendo da quantidade de itens que você tem que ler, você tem 20 minutos para ler e responder às perguntas de cada um. 

 

Na audiência, é entre 60 e 90 minutos para ouvir e responder a perguntas sobre as conversas que você ouviu. Então, ele tem 20 minutos para responder às 6 tarefas da expressão oral. 

 

Dependendo da questão, você estará disponível entre 15 e 30 segundos para se preparar e entre 45 e 60 segundos para dar sua resposta. Finalmente, você tem 50 minutos para escrever as duas dissertações. 

Pontuação TOEFL

 

O teste TOEFL mede o nível de conhecimento inglês em uma escala entre 0 e 1220. Cada seção é medida com uma escala independente de 0 a 30, 0 é a nota mínima e máxima que pode atingir em cada seção. A nota máxima possível é de 120 e é a soma do total obtido em cada seção.

 

De acordo com a estrutura europeia de referência comum para as línguas, se você obtiver uma pontuação global para TOEFL IBT entre 57 e 86, isso é equivalente a ter um nível B1 em inglês, nível intermediário. 

 

Uma pontuação entre 87 e 109 é semelhante à do nível B2, maior intermediário. As marcas entre 110 e 1220 são equivalentes no nível C1, que é um nível avançado



Quais instituições aceitam TOEFL?

Sendo um dos mais altos níveis de reconhecimento global, o TOEFL é aceito por mais de 8. 500 instituições educacionais em cerca de 130 países, incluindo a Austrália e o Reino Unido. 



Validade dos resultados do TOEFL

Você pode acessar suas notas do TOEFL na Internet de 10 a 13 dias após a realização da revisão. No entanto, você recebe fisicamente suas anotações entre 4 e 6 semanas após a data do exame. 

 

Lembre-se que quando você segura o exame, você deve solicitar um frete grátis diretamente em sua instituição educacional. Os resultados serão válidos por dois anos a partir da data do exame. 



Como se inscrever no TOEFL

Existem quatro maneiras de se inscrever no TOEFL: através da Internet, por telefone, por e-mail ou pessoalmente. A maneira mais fácil de fazer isso é, www.ets.org/toeffl. O registro on-line funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

 

Você pode se inscrever até 7 dias antes da data da conquista para o exame. Existem mais de 50 datas por ano em 4500 centros em 165 países. Basta revisar o site Datas e opções urbanas em seu país. 



Faça um curso personalizado com foco no TOEFL

Nós da TOTALprep oferecemos atendimento personalizado, porque entendemos que cada aluno tem particularidades que devem ser atendidas de forma diferenciada. Para que o aluno se desenvolva, é necessário praticar e, sabendo disso, oferecemos tutoriais ilimitados que, obviamente, visam a prática e o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.  

 

Também oferecemos um curso moldável para o aluno, diferentemente de outras escolas que oferecem um curso mais “engessado”. Profissionais focados na carreira costumam ter o tempo curto, portanto, ter um formato adequável de curso é ideal.

 

Ter a ajuda de um curso preparatório de quem entende do assunto pode te ajudar muito no processo da sua aprovação.