Onde estudar no exterior? Confira algumas dicas de destino para estudantes brasileiros

Muitos estudantes querem ir para o estrangeiro após mais de um ano a lidar com as restrições impostas pela Covid. O desejo de viajar é forte, pelo que considerar a oportunidade de estudar no estrangeiro em 2022 é uma escolha lógica.

 

Com as fronteiras ainda fechadas em alguns destinos, está obviamente a pensar: mas para onde posso ir?

 

É importante encontrar um programa num destino que não só estará aberto aos estudantes em 2022, mas também lhe proporcionará competências valiosas, uma oportunidade para mergulhar na cultura local e onde poderá permanecer no caminho certo para o seu programa de estudos.

 

Para o ajudar na sua investigação, este artigo fornece uma variedade dos melhores destinos e programas de estudo no estrangeiro que pode considerar para tornar realidade os seus sonhos de estudo no estrangeiro em 2022.

 

Estes lugares foram escolhidos pela sua popularidade e revisão e são agrupados pelas coisas que os fazem brilhar. Confira algumas sugestões para estudar destinos no exterior.

Estados Unidos da América

Os Estados Unidos têm cerca de 4.000 faculdades e universidades que oferecem educação em centenas de programas e especializações.

 

Nem todas as universidades são iguais em termos de reputação da marca, rede de alumni, qualidade da educação, instalações de investigação, qualidade do corpo docente, diversidade estudantil e local de pós-graduação.

 

Há três tipos de valores que se obtêm ao estudar em qualquer universidade: (1) conhecimentos e aptidões adquiridas em palestras, laboratórios, projectos e colegas estudantes; (2) valores brandos e intangíveis que se obtêm da marca da universidade e da rede de alumni; e (3) valores claros e mensuráveis que se obtêm com a colocação e os ganhos ao longo da vida.

Portugal

Ter uma experiência internacional é, sem dúvida, uma das melhores coisas na vida. Ter acesso a uma educação de qualidade na Europa em grandes universidades é uma oportunidade única que irá melhorar o seu currículo.

 

Para além de conhecer Portugal em profundidade, viajar na Europa, estudar em Portugal permite-lhe ter contacto e fazer amizade com pessoas de diferentes nacionalidades e alargar a sua visão do mundo.

 

Fazer um intercâmbio em Portugal, MBA, Pós-Graduação, Mestrado, PhD ou mesmo um Pós-Doutoramento pode abrir muitas portas e ter diferentes possibilidades e programas de estudo.

Austrália

Os estudantes que estão interessados na vida selvagem e em ambientes únicos são atraídos a ir ao fundo do poço. A Austrália é o lar de belos cenários, animais raros e algumas das mais incríveis linhas costeiras do mundo.

 

Os estudantes que desejem estudar no estrangeiro em 2022 em campos como a geologia e os estudos biológicos podem escolher entre uma série de programas que lhes permitam explorar paisagens como a Grande Barreira de Corais ou aproximar-se e personalizar com cangurus.

 

Além disso, a Austrália é o lar de várias cidades, incluindo Melbourne, Perth e Brisbane, que são excelentes opções para estudantes internacionais.

 

Se é estudante de arquitetura ou música, considere ter a mundialmente famosa Sydney Opera House no seu quintal para estudar.

 

Outros programas populares para estudar em Oz incluem comunicações, antropologia e educação física – que melhor lugar para fazer exercício do que a Austrália, onde pode desfrutar de atividades de aventura tais como caiaque, mergulho ou caminhadas no mato!

Irlanda

A Irlanda está cheia de história interessante, oportunidades para explorar e locais de tirar o fôlego. Os estudantes podem explorar artefatos culturais únicos, tais como ruínas Viking, enormes penhascos verdes, castelos e a língua gaélica.

 

A Ilha Esmeralda é também um centro de investigação internacional em campos como a tecnologia, a química e os produtos farmacêuticos.

Inglaterra

Tal como outros países em 2021, a Inglaterra viu restrições de viagem Covid-19 que tinham estudantes a estudar online. Contudo, o país parece estar no bom caminho para acolher estudantes durante os semestres de Outono e Primavera.

 

A Inglaterra é o lar de instituições acadêmicas de renome mundial, tais como Cambridge e Oxford. As suas universidades estão consistentemente classificadas entre as melhores do mundo e são líderes em investigação e inovação.

 

A Inglaterra é também um centro internacional com cidades como Londres, Manchester e Brighton a insultar estudantes. Desde a Torre de Londres até Stonehenge, é possível explorar locais e atividades históricas fascinantes.

Já decidiu?

Esperamos que este texto o ajude a decidir se vale a pena estudar no exterior em 2022! Compreendemos que esta decisão requer muita informação e planeamento, especialmente num ano tão turbulento, mas sabemos que a experiência vale a pena.