Educação online, do presencial ao remoto

  • por

Educação online, do presencial ao remoto

Você sabe como a educação online surgiu no Brasil saindo do presencial para o remoto? Essa modalidade de ensino é interessante porque permite que o estudante consiga ter flexibilidade para estudar em qualquer horário e local.

Inclusive, uma das características mais fortes no EAD (Ensino à Distância) é a utilização da tecnologia, assim o estudante consegue aprender sem necessariamente estar em sala de aula.

No entanto, não pense que o ensino remoto é uma realidade nova, a história da educação online foi instaurada há mais de 25 anos. Confira abaixo mais sobre!

Quando surgiu o EAD?

Como mencionamos acima, o EAD não é uma modalidade de ensino novo no Brasil, ele foi instaurado em 1996, através da Lei n.º 9.394, que surgiu para tornar válido a educação remota para todos os níveis de ensino.

No entanto, o credenciamento das instituições só iniciou a partir de 1999, com o recebimento do aval do Ministério da Educação (MEC).

Dessa maneira, os anos foram passando e o ensino remoto foi se tornando uma grande tendência no Brasil. Afinal de contas, ele permite que os estudantes consigam se capacitar com maior flexibilidade, através de uma aprendizagem virtual.

Sendo assim, torna-se mais fácil a conciliação dos estudos com o trabalho, por exemplo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), no Brasil o ensino à distância já ultrapassou as vagas do presencial, com mais de 3.170 cursos online em funcionamento no país.

Hoje as instituições privadas são as que mais se utilizam da educação online, oferecendo uma maior quantidade de matrículas e contribuindo para o ingresso dos estudantes nos cursos, em especial o ensino superior.

Por que a educação online vem crescendo tanto?

O ensino remoto tem crescido bastante por se mostrar muito eficiente nos mais diferentes níveis de aprendizado e aos poucos tem se consolidado como uma tendência.

Então, veja algumas vantagens associadas à educação pela internet e que explicam o seu grande sucesso.

Flexibilidade

Diferente do ensino presencial, onde o aluno precisa se locomover até a instituição de ensino em horários bem delimitados para assistir às aulas, o ensino remoto é mais flexível quanto a isso.

Afinal, basta estar conectado à internet que é possível acessar a aula de qualquer lugar. Sem a necessidade da presença física.

No entanto, caso a aula aconteça ao vivo e o estudante não possa participar naquele momento, a disciplina é gravada e é possível assisti-la posteriormente.

Menor custo

O custo na educação online é baixo tanto para os estudantes, que pagam mensalidades mais em conta nessa modalidade, quanto para as instituições, que usam a tecnologia em detrimento dos espaços físicos.

Inclusive, o mais importante para as instituições é investir em plataformas de aprendizagem virtual e sistema de avaliação online.

Acompanhamento do desempenho

Não pense que a educação online é escassa ou com pouca qualidade. Através da tecnologia é possível ter um acompanhamento muito mais preciso do desempenho dos alunos.

Isso porque, os professores e as instituições contam com plataformas que permitem entender a maior dificuldade dos estudantes e com isso é possível implementar melhorias de forma eficaz.

Conclusão

A educação online está aos poucos substituindo o ensino remoto, tendo se fortalecido grandemente com a pandemia do coronavírus, e aos poucos pode ser vista como uma tendência.

Logo, as instituições de ensino e professores devem se preparar para essa realidade, em especial no que diz as aulas e avaliações online, que agora devem ser feitas em um ambiente digital seguro.

Então, a TOTALprep Exam pode ajudar nesse sentido, pois é um sistema completo para criar provas e questionários online. Clique e conheça!

Faça um teste gratuito

Utilize o que há de melhor e tecnológico na aplicação de provas e disponibilização de conteúdo. Tudo integrado e on-line. Saiba mais aqui...