O dean de admissions de Yale, Jeremiah Quinlan, já disse em entrevista que a universidade procura “paixão” nos alunos que aceita.
Assim, podemos afirmar que os responsáveis pelas admissões da grande maioria das outras instituições também estão em busca da mesma coisa.
Além disso, não se preocupe se o tema parecer chato ou pretensioso demais, porque a emoção por trás dele importa mais do que isso.
Lembre-se que os avaliadores também precisam ler muitas redações que se parecem até fisicamente.
Por isso, um essay que fuja do óbvio é muito mais atraente e memorável.
Também lembre-se que, quando se trata de um essay, assumir o risco – grande ou pequeno – é melhor do que optar pelo caminho seguro.
Portanto, a dica é que você tente formatos diferentes para o seu texto, para ver se um deles se destaca mais do que os outros.
Por último, mas não menos importante, é importante frisarmos que os responsáveis pelas admissões passam por dezenas de textos todos os dias, e o tédio pode fazer com que fiquem mais sensíveis aos erros de digitação e deslizes gramaticais.
Por isso, a nossa dica é que você faça uma revisão gramática e ortográfica da sua redação.
Se possível, peça a um professor, amigo, parente ou mentor para lê-la novamente – e depois peça a mais cinco pessoas para fazer o mesmo.
No final, saiba que demonstrar para eles esse pequeno sinal de respeito te dará mais pontos do que muitos candidatos.