A seção de Integrated Reasoning (IR) foi introduzida no exame GMAT em Junho de 2012 com o objetivo de medir a habilidade do candidato de avaliar dados presentes em múltiplos formatos de diferentes fontes.
As habilidades testadas pela seção de Integrated Reasoning foram identificadas em uma pesquisa com 740 faculdades de administração ao redor do mundo como importantes para os candidatos de hoje em dia.
A seção de Integrated Reasoning consiste em 12 questões (das quais consistem em múltiplas partes) em quatro formatos diferentes: interpretação de gráfico, análises em duas partes, análise de tabelas e raciocínio de múltiplas fontes.
A pontuação do Integrated Reasoning varia de 1 a 8. Assim como o Analytical Writing Assessment (AWA), esta seção é pontuada separadamente das seções de Verbal e Quantitative. Performances no IR e no AWA não contribuem para a pontuação total do GMAT.
A seção de Integrated Reasoning inclui quatro tipos de questão: análise de tabela, interpretação de gráfico, raciocínio de múltiplas fontes e análise em duas partes.
Na seção de análise de tabela, candidatos são apresentados a uma tabela com informações variadas, similar a uma planilha, das quais devem ser analisadas.
Cada questão terá várias frases com opções opostas (yes/no, true/false), e candidatos devem clicar na opção correta.
Questões sobre interpretação de gráfico pedem aos candidatos que interpretem um gráfico ou uma imagem gráfica.
Cada questão tem frases das quais espaços em branco devem ser completadas que oferecem menus suspensos; candidatos devem escolher opções que deixam as frases corretas.
Questões de raciocínio de múltiplas fontes são acompanhadas de duas ou três fontes de informação apresentadas em tabelas.
Candidatos devem clicar nas abas e examinar toda informação relevante, da qual pode ser uma combinação de textos, gráficos, ou tabelas para responder tanto as questões tradicionais de múltipla escolha como as questões de opções opostas.
As questões sobre as análises de duas partes envolvem dois componentes para uma solução. Possíveis respostas são dadas no formato de tabela com uma coluna para cada componente e linhas com possíveis opções.
Candidatos devem escolher uma resposta por coluna.