
Preparado para se adaptar e conhecer os recursos tecnológicos necessários para ganhar destaque no mercado de trabalho, o profissional do futuro possui competências e habilidades que as empresas hoje procuram.
Tais competências e habilidades são essenciais em um mercado de trabalho que se torna cada dia mais enxuto e competitivo.
Por isso, em geral essas contratações são de caráter urgente e imediato.
O que significa que profissionais que possuem muitas competências tendem a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade.
E se você está em busca de aperfeiçoamento e deseja expandir suas competências e habilidades, continue lendo este artigo.
Nos próximos artigos, vamos conceituar cada um desses termos, apresentar dicas para seu desenvolvimento e trazer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho.
No post de hoje vamos falar de uma habilidade muito procurada: Empatia.
Vamos lá?
Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:
- Quais são as principais habilidades profissionais? Para que serve uma habilidade profissional?
- Empatia: tudo que você precisa saber
- Empatia: Entenda sua importância
- Empatia: principais dicas para desenvolver a empatia no trabalho
- Conclusão
Habilidades profissionais são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões.
Neste caso, quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa.
Tal adjetivo, é claro, também remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.
Entenda agora como as principais habilidades podem ser assim classificadas:
Cognitivas:
As habilidades cognitivas estão relacionadas à capacidade de aprendizagem.
O funcionamento cognitivo é um termo que se refere à capacidade do ser humano de processar pensamentos e são utensílios do cérebro que estão associados com processos de aprendizagem de informações e são muito importantes no desenvolvimento de qualquer trabalho atualmente.
Motoras:
Habilidades motoras estão relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão e consistem em manipulação e projeção de objetos incluindo habilidades, como: arremessar, receber, chutar, voleio, rebater lateral, driblar, etc, por exemplo.
Sociais:
As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, tanto no âmbito social, familiar e profissional.
As pessoas que a dominam possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação à atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.
Profissionais:
As habilidades profissionais estão relacionadas à capacidade de executar tarefas do trabalho.
E como falamos no início do artigo, desenvolver essas competências e habilidades é algo essencial para qualquer profissional e contribuem para que as empresas reconheçam essa capacidade.
Ou seja, é indispensável para uma carreira bem-sucedida.
Podemos dizer que o profissional que agrega habilidades, evidentemente, tem mais chances no mercado de trabalho.
Além disso, a habilidade profissional é necessária para que haja produtividade e para que os resultados sejam obtidos.
As habilidades profissionais mais procuradas no trabalho são: Flexibilidade cognitiva, inteligência Cultural e de diversidade, aprendizagem ativa, pensamento crítico, resiliência, empatia, colaboração, criatividade e Inovação.
Nos post de hoje vamos nos aprofundar na habilidade: Empatia.
Conheça agora de uma forma detalhada tudo que você precisa saber sobre essa habilidade:
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar da Empatia e da sua importância no mercado de trabalho. Não é mesmo?
Porém, caso você ainda não conheça, saiba que basicamente, podemos definir a empatia como a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Neste caso, segundo a maioria dos especialistas, quando um indivíduo desenvolve essa habilidade, seu poder de atração cresce, abrindo espaço para a construção de relações mais saudáveis e afetivas.
O que acontece porque ser empático permite que você crie e fortaleça laços de cumplicidade com o próximo.
No entanto, é claro, apesar de parecer fácil, desenvolver tal habilidade exige esforço.
E se você quer entender mais detalhadamente qual é a importância dessa habilidade, assim como conhecer as principais dicas de como desenvolvê-la corretamente, basta continuar com a leitura do artigo.
Conheça agora:
Como falamos no início do artigo, os contratantes hoje estão buscando cada vez mais os profissionais que desenvolvem a empatia e sabem como utilizá-la no mercado de trabalho.
E não poderia ser diferente, afinal, quando um indivíduo desenvolve essa habilidade, seu poder de atração cresce, abrindo espaço para a construção de relações mais saudáveis e afetivas.
Algo essencial dentro de qualquer organização e empresa.
Por isso, hoje a grande maioria dos profissionais concorda que a empatia é peça fundamental tanto para o contratante quanto para o contratado.
Você como contratado, ao desenvolver essa habilidade terá maiores chances de prosperar em sua carreira.
Felizmente, hoje a grande maioria das empresas, as mais sérias e idôneas prezam pela qualidade da empatia em todos os níveis hierárquicos da empresa e, logo, será um atributo bastante evidente no período de atração e seleção de candidatos.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que você pode utilizar para trabalhar a sua empatia e se preparar para que as entrevistas de emprego e o seu dia a dia no ambiente profissional sejam fluídos.
Como você pode perceber durante a leitura do artigo, a empatia é hoje uma habilidade essencial no mercado de trabalho e, felizmente, tal habilidade pode ser desenvolvida.
Bom, na verdade, podemos dizer que ser empático é uma escolha que deve ser relembrada todos os dias.
Conheça agora três dicas que podem te ajudar a aprimorar essa competência:
Como primeira dica para desenvolver a sua empatia, o recomendado é que você aprenda a ouvir e compreender o outro.
No livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, o autor Dale Carnegie cita o psicólogo Carl Rogers:
“Descobri que permitir-me compreender uma outra pessoa é de enorme valia. (…) Quando alguém expressa sentimentos, atitudes ou crenças, nossa tendência é, quase imediatamente, sentir que “isto é certo”, “isto é tolice”, “isto é anormal”, “isto é insensato”, “isto é incorreto”, “isto não é bom”. Raramente, e muito raramente, nós nos permitimos compreender precisamente o que significam as afirmações para a outra pessoa.”
Você precisa ter a mente e o coração aberto para entender o que a pessoa tenta comunicar.
O recomendado é que você preste atenção no tom de voz e, se puder vê-la, na sua linguagem corporal que ela usa.
Claro, saiba que você não precisa concordar com tudo, mas deve tentar se colocar no lugar do outro para compreender a situação do seu ponto de vista.
Como citado acima, mais que ouvir, é preciso “compreender precisamente” o que o outro diz.
A nossa próxima dica é que você aprenda a controlar as suas emoções.
Como você provavelmente já sabe, em diversos momentos, precisamos respirar fundo e não ceder à tentação de responder de maneira ríspida, ou julgar as ações de um colega.
Por isso é que podemos considerar a empatia com mais um pilar da inteligência emocional.
Controlar as emoções é essencial para evitar atitudes impensadas e que não acrescentam em nada na resolução de problemas.
Por último, mas não menos importante, recomendamos que você evite fazer suposições.
Evite assumir automaticamente o pior das pessoas.
Lembre-se que talvez esse colega de trabalho que está irritado esteja apenas passando por momentos difíceis em casa.
O estresse pode vir de todas as formas e tamanhos, por isso, praticar a paciência e demonstrar empatia no trabalho é fundamental para manter uma boa convivência em qualquer ambiente corporativo.
Aqui é importante frisarmos que você não precisa ser o melhor amigo de todos no escritório, mas ter um interesse maior em seus colegas, além do profissional, é uma grande vantagem.